Aparecida de Goiânia se torna tetracampeão os Jogos Abertos de Goiás

A competição contou com mais de 10 mil atletas, de 220 cidades do Estado

Postado em: 22-12-2023 às 23h24
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecida de Goiânia se torna tetracampeão os Jogos Abertos de Goiás
Equipe da capoeira conquistou a medalha de ouro para a cidade (Foto: Divulgação)

Após oito meses de competições dos Jogos Abertos de Goiás 2023, o resultado oficial do torneio foi divulgado na última terça-feira (21). Aparecida de Goiânia foi a grande campeã, e se tornou tetracampeã inédita da competição. Os Jogos Abertos são o maior evento esportivo realizado em Goiás, e neste ano, mais de 10 mil atletas representaram 220 cidades, em diversas etapas, que aconteceram em vários municípios goianos. 

Os atletas de Aparecida se destacaram em muitas modalidades, tanto individuais quanto coletivas. A cidade conquistou  nove medalhas de ouro no atletismo, além de ser campeã no lançamento de dardo, capoeira, futevôlei masculino e feminino, basquete em cadeira de rodas, BMX, badminton, taekwondo, jiu-jítsu e karatê olímpico. O quadro de medalhas da cidade conta com 64 ouros, 31 pratas e 19 bronzes, totalizando 114 medalhas. Uma boa vantagem em relação ao segundo colocado, Goiânia, que conquistou 33 medalhas de ouro, 14 de prata e 14 de bronze, totalizando 61 pódios.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, destacou que a cidade acredita e investe muito nos esportes, e vê a prática esportiva como um transformador da sociedade. “Recebemos a confirmação do tetracampeonato nos Jogos Abertos com muita alegria e entusiasmo. Em Aparecida de Goiânia, nós enxergamos o esporte como investimento e não gasto. Implantamos políticas públicas que contemplam desde a Iniciação Esportiva até os atletas de alto rendimento e contamos com infraestrutura que permite a preparação adequada para que nossos atletas representem bem a cidade em competições locais, nacionais e até internacionais”, afirmou. 

Continua após a publicidade

A cidade metropolitana é a única tetracampeã da competição, e venceu também nos anos de 2017, 2018 e 2022. A região possui espaços que incentivam a prática de esportes, como a Estação Esporte-Cidadania, Pista de BMX, Centro Olímpico e Ginásios de esportes. O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, afirmou que os resultados são frutos de investimentos.

“Não existe mágica ou segredo. Como em qualquer área da vida, o sucesso é alcançado quando se trabalha sério, quando se dedica e quando as pessoas têm oportunidade de mostrar seus talentos. Hoje, Aparecida é referência no esporte porque cumpre esses princípios básicos. Incentivamos diversas modalidades e oferecemos condições de treinamento e também asseguramos a participação de nossos atletas em grandes competições no Brasil e no mundo”.

Veja Também