Três proposta para a modernização do Estádio Serra Dourada foram entregues para o Governo de Goiás

Para voltar a ser destaque

Postado em: 25-12-2023 às 15h03
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Três proposta para a modernização do Estádio Serra Dourada foram entregues para o Governo de Goiás
O Estádio Serra Dourada volta aos holofotes. (Foto: Diomício Gomes)

O maior palco do esporte goiano, o Estádio Serra Dourada, passará por uma revitalização completa, tornando-se em seu espaço uma arena multiuso: futebol, entretenimento, comércio e administração pública. Três empresas habilitadas pelo Governo de Goiás para a elaboração da reforma e modernização entregaram suas respectivas propostas e a vencedora será anunciada até janeiro de 2024.

Por determinação do Governador do Estado, Ronaldo Caiado, os projetos estão sob posse do Grupo de Trabalho (GT) liderado pelo vice-governador Daniel Vilela, que anunciará o modelo considerado ideal para transformar o espaço esportivo, incluindo também o Ginásio Valério Luiz de Oliveira, popularmente Goiânia Arena, em um complexo multiuso denominado Distrito Esportivo e Entretenimento. 

Além do Grupo de Trabalho, as Secretarias de Esporte e Lazer (Seel), Administração (Sead), Geral de Governos (SGG), Goiás Parcerias e a Procuradoria –Geral do Estado (PGE) fazem parte do planejamento.

Continua após a publicidade

A ideia é que o espaço receba jogos, atividades esportivas e de lazer e feiras de negócios, além de serviços à população e instalação de um centro gastronômico. 

“Nossa ideia é transformá-lo em um local de uso diário, que dê fluxo de pessoas, que tenha restaurantes, lojas, uma série de serviços, que a gente possa levar grande parte dos servidores públicos do Estado que estão em locais alugados e criar uma condição de trabalho lá também. O objetivo é criar ali uma praça que vai ter vida 24 horas por dia”, explicou  Daniel Vilela.

De acordo com o vice-governador toda área será revitalizada. O espaço externo do Serra Dourada é algo que nenhum estádio do Brasil tem. Tanto do ponto de vista arquitetônico, quanto de engenharia. No entanto, vamos focar em criar uma acústica mais adequada. Ali é uma região adensada para residências e a gente precisa se adequar a isso”, projetou Daniel.

O Serra Dourada já recebeu grandes jogos, como a final da Copa do Brasil de 1990, onde o Flamengo foi campeão sobre o Goiás. A final da Copa Sul-Americana de 2010, com o Goiás vice-campeão contra o Independiente. O jogo emblemático da Libertadores de 1971, entre Flamengo e Atlético Mineiro, além de ser sede do Grupo B da Copa América de 1989.

Com a Copa do Mundo masculina de 2014 sendo realizada no Brasil, a expectativa era de que o Estádio Serra Dourada fosse um dos estádios na lista de sedes, mas acabou que o estádio ficou fora da lista, o que foi considerado um “evento trágico e mortal”.

Com a falta de investimento e modernização no Serra Dourada e as principais equipes goianas com seu próprio estádio, Antônio Accioly, Hailé Pinheiro e Onésio Brasileiro Alvarenga, o número de partidas realizadas no Serra foi diminuindo até ficar sem realizar algum jogo por muito tempo. Além de que Goiânia também conta com o Estádio Olímpico a disposição dos clubes. 

Neste ano, apenas três jogos foram realizados no Serra Dourada. Pelas quartas de final do Campeonato Goiano, Goiânia contra Goiás, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana entre Goiás e Estudiantes e pelo Brasileirão Série B, Vila Nova contra a Chapecoense.

Veja Também