Time de vôlei brasileiro perde novamente e Polônia é a campeã

Pela terceira vez na história, poloneses faturam a medalha de ouro no Mundial de Vôlei Masculino, sediado na Itália e na Bulgária

Postado em: 01-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Time de vôlei brasileiro perde novamente e Polônia é a campeã
Pela terceira vez na história, poloneses faturam a medalha de ouro no Mundial de Vôlei Masculino, sediado na Itália e na Bulgária

*Luiz Felipe Mendes

Poderia ter sido uma ótima tarde para o Brasil na cidade de Turim, na Itália. Em confronto com a Polônia, era dia de revanche na final do Mundial de Vôlei Masculino, disputado na Itália e na Bulgária. Mais cedo, os Estados Unidos haviam garantido o bronze diante da Sérvia. Como em 2014, a decisão se repetiu, assim como o resultado. Em 3 sets a 0, os poloneses aproveitaram um dia não tão bom da seleção brasileira e venceram o título internacional pela terceira vez na história.

Continua após a publicidade

O jogo

O primeiro set teve tons de equilíbrio. O Brasil fez o primeiro ponto, e a Polônia tratou de empatar. Quando um fazia, o outro reagia. A vantagem europeia começou a ser aplicada depois da parada dos oito pontos, quando o placar começou a se alargar a favor dos atuais campeões. Os sul-americanos reagiram no final, mas não conseguiram impedir que acabasse em 28 a 26 para a Polônia. O segundo set não começou da mesma maneira que o primeira, e foi a hora dos adversários aproveitarem.

Em uma tarde em que o bloqueio brasileiro teimava em não funcionar, a Polônia infiltrou os espaços e mostrou o porquê de ser a atual detentora do título. Em 25 a 20, a seleção não deu chances para o Brasil, que não vivia um dia inspirado. Assim, os europeus jogavam com o regulamento debaixo do braço, ganhando pontos dentro de falhas tupiniquins. O terceiro e último set foi fechado com números de 25 a 23, fazendo com que a Polônia se tornasse tricampeã do torneio.

Agora, os poloneses se igualaram aos brasileiros no ranking de títulos. Na ponta a Rússia segue absoluta, com cinco conquistas. Atrás, vêm Brasil, Itália e agora a Polônia, com três. Surpreendentemente, os Estados Unidos, uma das equipes mais fortes do planeta, só faturaram uma medalha de ouro nas 19 edições disputadas até hoje. Agora a seleção brasileira descansa e se prepara para os próximos embates, mirando principalmente os Jogos Olímpicos do Japão, os quais vão acontecer em 2020.

Mundial Feminino

Hoje, às 19h20, a seleção brasileira de vôlei feminino entra em quadra pelo terceiro jogo da fase de grupos do Mundial do Japão. Na estreia, o Brasil bateu o Porto Rico por 3 sets a 0, repetindo o placar diante da República Dominicana em seguida. Em segundo lugar na chave, atrás apenas da Sérvia, a equipe enfrenta justamente as europeias na cidade de Hamamatsu. Além dos times citados, Quênia e Cazaquistão também compõem o Grupo D. Assim como no Mundial masculino, as quatro melhores seleções de cada agrupamento avançam para a segunda etapa. 

Veja Também