Triatleta Luisa Baptista sofre acidente e está em estado grave 

A atleta de 29 anos foi atingida por uma moto enquanto treinava

Postado em: 26-12-2023 às 16h07
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Triatleta Luisa Baptista sofre acidente e está em estado grave 
Atleta foi atingida por motocicleta enquanto pedalava em rodovia (Foto: COB/ Divulgação)

A triatleta Luisa Baptista se envolveu em um acidente e ficou gravemente ferida no último sábado (23), enquanto pedalava, na Estrada Municipal Abel Terrugi (SCA-329), em São Carlos, São Paulo. A atleta de 29 anos foi atingida por uma moto enquanto treinava, o motociclista que não tinha habilitação para dirigir, também se feriu.

Luisa foi internada em estado grave na Santa Casa de São Carlos, com lesões no pulmão direito, fraturas de diversos arcos costais e perna direita. Ela passou por cirurgia no sábado (23), e foi submetida à terapia de circulação extracorpórea, quando um aparelho substitui temporariamente as funções do coração e dos pulmões, isso auxilia na manutenção da pressão arterial, fazendo com que o sangue passe por oxigenação e chegue a todos os órgãos. 

Segundo a assessoria da Santa Casa, a atleta teve uma melhora importante após os tratamentos, e nesta segunda (25), foi transferida para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde continuará o tratamento. “Após estabilidade, ela foi transferida ao Hospital das Clínicas de São Paulo por transporte aéreo com suporte intensivo”,  afirmou o hospital em nota.

Continua após a publicidade

O motociclista envolvido no acidente é Naym José Sales, de 27 anos, ele também recebeu socorro e sofreu com fraturas de média intensidade. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, SSP-SP, informou que o jovem não tinha carteira de habilitação e teve a motocicleta apreendida. O caso foi registrado pela Polícia Civil como lesão corporal culposa, quando não há intenção de causar danos. 

Luisa Baptista foi campeã nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, no Peru. Ela conquistou a medalha de ouro na prova individual feminina do triatlo e na disputa do revezamento misto, ao lado de Vittoria Lopes, Manoel Messias e Kauê Willy. O Comitê Olímpico do Brasil, COB prestou apoio à atleta através das redes sociais. “O Comitê Olímpico do Brasil deseja total recuperação à triatleta Luisa Baptista, campeã pan-americana em Lima-2019 e atleta olímpica em Tóquio, 2020, após grave acidente na manhã deste sábado. Força, Luisa! Estamos com você”.

Veja Também