Bia Haddad comandará Brasil na United Cup

A temporado do tênis se inicia nesta sexta (28)

Postado em: 27-12-2023 às 20h20
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Bia Haddad comandará Brasil na United Cup
Bia Haddad encontrará logo na primeira rodada adversária que eliminou em Roland Garros neste ano. (Foto:Jimmie 48)

Diferente dos demais esportes que estamos acostumados que a temporada se inicie no começo do ano seguinte, no tênis é diferente, a modalidade tem início em dezembro com a United Cup. 

A United Cup 2024, será a segunda edição do evento misto por países e será disputado em Perth e Sydney, na Austrália. O Brasil participará novamente do evento e conta com Beatriz Haddad Maia, Bia Haddad, como capitã da seleção no torneio. A competição acontece entre os dias 29 de dezembro e 7 de janeiro.

Outros nomes importantes do tênis participará do torneio como o do sérvio Novak Djokovic, número um do mundo, a polonesa Iga Swiatek, os gregos Stefanos Tsitsipas e Maria Sakkari, o alemão Alexander Zverev, a americana Jessica Pegula e a tcheca Marketa Vondrousova.  

Continua após a publicidade

Competição

São 18 países divididos em seis grupos de três nesta primeira fase. Sendo três grupos tendo como sede Perth e os outros três em Sydney, o Brasil jogará a fase de grupos em Perth. Cada seleção pode ter no máximo três homens e três mulheres, além de um capitão ou capitã. 

Os confrontos são realizados em melhor de três partidas, com um jogo masculino simples, um feminino simples e um de duplas mistas, entre os países do mesmo grupo. Os jogadores melhor ranqueados de seu país disputam partidas de simples.

O primeiro colocado de cada grupo avança para às quartas de final e também o melhor segundo colocado de cada cidade. A premiação soma 10 milhões de dólares e os jogadores podem conquistar até 500 pontos no ranking. Na primeira edição, em 2023, os Estados Unidos se sagraram como primeiros campeões.

Grupos

Com Brasil e Polônia no mesmo grupo, acontecerá a reedição da semifinal do Roland Garros de 2023, Bia Haddad e Iga Swiatek, a polonesa levou a melhor vencendo por dois sets a zero. A Espanha completa o Grupo A. 

O Grupo B é composto por Grécia, Canadá e Chile. No Grupo C, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália. A França, a Itália e a Alemanha compõem o Grupo D. 

Já o Grupo E, Tcheca, República Popular da China e Sérvia se enfrentaram, e no Grupo F, Croácia, Países Baixos e Noruega completam o campeonato.

Representantes

O Brasil será representado por cinco atletas, Beatriz Haddad Maia, número 11º do ranking em simples, Marcelo Melo, 47º do mundo em duplas, Thiago Seyboth Wild, 79º do mundo no simples, Felipe Meligeni Alves, 148º do mundo no simples e Carolina Meligeni Alves, 304º do mundo no simples.

Agenda

O Brasil estreia na competição nesta quinta (28), às 23h (horário de Brasília), contra a Espanha. Depois volta a jogar no sábado (30), às 6h (horário de Brasília) contra a Polônia.

Veja Também