Times do interior se preparam para a estreia no Goianão 2024

Equipes do interior se preparam para o Estadual, com foco título

Postado em: 29-12-2023 às 20h34
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Times do interior se preparam para a estreia no Goianão 2024
A maioria dos times do Estadual são de cidades do interior (Foto: Isabela Azine)

Um dos mais tradicionais estaduais do país, o Goianão chega a sua 81ª edição em 2024. Com início previsto para 17 de janeiro, o campeonato conta com 12 equipes de todo o Estado. Os maiores vencedores são Goiás, com 28 títulos, Atlético-GO com 17 e Vila Nova com 15, mas nos últimos anos, equipes do interior e da região metropolitana, que antes apareciam em segundo plano, começaram a ter protagonismo, como no caso do Grêmio Anápolis, que foi o campeão em 2021, sobre o Vila Nova. A cada temporada, a competição se torna mais competitiva, e este ano, as equipes se preparam para ir em busca do título. 

Anápolis

O Galo da Comarca voltou à primeira divisão do Goiano em 2015 e se mantém firme desde então. No ano passado, a equipe terminou o campeonato em quarto lugar, e conquistou vaga na Copa do Brasil, após herdar o lugar do Goiás, que ganhou a Copa Verde e liberou uma vaga através do estadual. O foco do Tricolor da Boa Vista no Goiano é figurar entre os melhores colocados, e para isso, já iniciou os treinamentos da pré-temporada. 

Continua após a publicidade

Aparecidense

Apesar de nunca ter ganhado um Goiano, a Aparecidense bateu na trave por duas vezes, foi vice-campeã em 2015 e 2018. Na última edição, a equipe foi a terceira colocada, após perder nas semifinais para o Atlético-GO, com o resultado, o time também garantiu uma vaga na Copa do Brasil 2024. A equipe deu início aos treinamentos para próxima temporada nesta terça-feira (27), e deverá divulgar novas contratações nos próximos dias. No início do mês, o Camaleão anunciou o lateral-direito, Crystian, de 31 anos, que é ex-Figueirense e Vila Nova, e estava no Guanabara City.

Crac

Bicampeão Estadual, a equipe de Catalão venceu os Goianos de 1967 e 2004. Em 2017, foi rebaixado para Divisão de Acesso, e após uma temporada, em 2018, foi campeão da segundona e é hoje uma das principais equipes do interior goiano. Em 2023, caiu nas quartas de final, contra a Aparecidense. Para 2024, a equipe já está estruturada, 22 atletas foram apresentados, e no mês passado, acertou a contratação do o técnico Wagner Lopes, que chegou para comandar a equipe no estadual.

Goianésia

Após conquistar o vice-campeonato em 2020, na melhor campanha de sua história, o Goianésia chega esse ano com o desejo de conquistar o lugar mais alto do futebol goiano. A equipe começou a preparação para nova temporada no início do mês, sob o comando do técnico Luan Carlos, cerca de 30 atletas, entre novos contratados e jogadores da base se apresentaram ao clube.

Goiânia

Com 14 troféus estaduais, o Galo Carijó é um dos clubes mais tradicionais de Goiânia. A equipe se apresentou para nova temporada nesta quarta-feira (27). O objetivo do time é chegar pelo menos até as semifinais, no campeonato deste ano, foi eliminado nas quartas, pelo Goiás.

Goiatuba

Campeão da Divisão de Acesso 2023, o time está de volta à primeira divisão após passar uma temporada na segundona. O Azulão do Sul faz parte do seleto grupo de campeões do Goianão, tendo vencido em 1992. A equipe já conta com 21 atletas contratados e deve anunciar mais nos próximos dias, a última novidade foi a chegada do volante Gilberto Júnior, de 35 anos, o atleta foi apresentado na última semana e afirmou que a equipe fará “um ótimo Goianão”.

Iporá

O Lobo Guará é um jovem time, se comparado com os outros clubes. Chegou à primeira divisão em 2016, e permanece nela até hoje. Este ano, foi até às quartas de final do Estadual, e foi eliminado pelo Atlético-GO. Para a próxima temporada, será comandado pelo técnico Edson Silva, e conta com 17 novos atletas para superar a posição da última temporada. 

Jataiense

O Jataiense é o segundo time vindo da Divisão de Acesso, e retorna após uma temporada. Na última semana o time apresentou o elenco para 2024, e cerca de 25 atletas se apresentaram no Arapucão. O time será comandado pelo técnico Wladimir Araújo e pelo auxiliar Raphael Araújo. 

Morrinhos 

O Tricolor dos Palmares está há duas temporadas na primeira divisão, neste m ano não teve um bom desempenho, e correu risco de cair para segunda. Focado na nova fase, a equipe já realizou dois jogos-treinos visando preparação para a estreia no Goianão. No início do mês, o clube apresentou 29 atletas para esta temporada, e o comando técnico ficou a cargo de Sílvio Criciúma.

Veja Também