O que aconteceu no ano de 2023 com os principais clubes goianos?

As principais equipes do estado tiveram um ano de muito aprendizado

Postado em: 29-12-2023 às 21h31
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: O que aconteceu no ano de 2023 com os principais clubes goianos?
O Atlético e o Vila estreiam na quarta (17/01), enquanto o Goiás entra em campo na quinta (18/01) (Foto: Ingryd Oliveira/ACG)

O ano de 2023 está chegando ao fim e com ele algumas lições as principais equipes da capital  puderam aprender.  No decorrer da temporada Atlético-GO, Goiás e Vila Nova foram colocados sob pressão e tiveram que lidar com diversas situações, desde momentos bons e ruins. 

Atlético Goianiense

O Atlético-GO começou o ano com o pé direito. A equipe Rubro-negra foi campeã do primeiro campeonato disputado em 2023, o estadual. Após vencer o primeiro jogo por 2 a 0 e perder a segunda partida por 3 a 1, a disputa pelo caneco foi decidida nos pênaltis, e o Dragão levou a melhor por 5 a 4. 

Continua após a publicidade

Estreando na primeira fase da Copa do Brasil, o Atlético empatou contra o Alagoinhas Atlético Clube (BA)  por 0 a 0 e se classificou por conta do regulamento, a equipe melhor colocada no ranking da CBF avançou. 

Na segunda fase empatou no tempo regulamentar em 1 a 1 contra o Volta Redonda (RJ), mas nesta fase como critério de desempate a disputa de pênaltis, a equipe goiana foi eliminada após perder por 5 a 4. 

No Campeonato Brasileiro Série B foi considerado, logo no início, um dos candidatos ao acesso. Na metade da competição acabou perdendo o protagonismo, mas conseguiu uma arrancada no segundo turno e terminou a competição em 4º lugar com 64 pontos.

Goiás

O Goiás começou o ano com o vice-campeonato estadual, o Goianão, após perder nos pênaltis para o Atlético Goianiense por 5 a 4. Único representante goiano no Brasileirão série A, terminou a competição na 18° com 38 pontos e foi rebaixado para Série B de 2024. 

Na Copa do Brasil, foi eliminado precocemente na segunda rodada após perder nos pênaltis para a Águia de Marabá (PA) por 7 a 6, depois de empatar em 0 a 0. 

Na Sul-Americana , o Esmeraldino foi líder do Grupo G com 12 pontos. Nas oitavas de final encarou o Estudiantes (ARG) e foi eliminada pela equipe Argentina após perder os dois jogos, o primeiro por 3 a 0 e o segundo por 2 a 0. 

A equipe levantou o troféu de Campeão da Copa Verde ao derrotar o Paysandu por 2 a 0, o primeiro jogo e 2 a 1 o segundo. Com o título a equipe entra apenas na terceira fase.

Vila Nova

O Vila Nova não começou o ano muito bem. A equipe Colorada está a 18 anos sem vencer o Campeonato Goiano, a última vez que venceu foi em 2005 ao derrotar o Goiás nos pênaltis por 3 a 1. Na edição desta temporada foi eliminado nas quartas de final para o Anápolis. 

Assim como os rivais do estado, o Vila foi eliminado na segunda fase da Copa do Brasil para o Náutico. Em uma partida emocionante, o Tigrão saiu atrás do placar e conseguiu o empate aos 46 do segundo tempo. A classificação caminhava para ser decidida nas penalidades máximas, mas no último minuto de jogo o Náutico conseguiu o segundo gol e assim se classificando para próxima fase.

Na Copa Verde foi eliminado pelo Cuiabá, após empatar o primeiro jogo em 1 a 1 e perder o segundo por 2 a 0.

A maior expectativa foi na Série B e no tão sonhado acesso. O Vila fez um primeiro turno perfeito e chegou a liderar a competição algumas rodadas, mas acabou oscilando no segundo turno. Apesar desta instabilidade a equipe chegou na última rodada dependendo apenas de si para garantir o acesso, precisava ganhar do lanterna. Mas a equipe acabou perdendo por 3 a 2 e terminou na 8ª colocação com 61 pontos.

Veja Também