Fernando se emociona em apresentação e afirma: “Vou retribuir ao Vila Nova o que ele me deu”

Após carreira vitoriosa na Europa, o jogador volta ao time que o revelou

Postado em: 16-01-2024 às 09h33
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Fernando se emociona em apresentação e afirma: “Vou retribuir ao Vila Nova o que ele me deu”
“O Fernando que jogou lá na Europa vai ser o mesmo daqui”, afirmou o atleta (Foto: Roberto Corrêa/Vila Nova)

Diante de muita emoção, o volante Fernando foi apresentado oficialmente ao Vila Nova, na tarde desta segunda-feira (15). Revelação do clube Colorado, o jogador passou os últimos 17 anos em clubes da Europa. Vendido em 2007, o jogador teve uma carreira vitoriosa, com passagens pelo Porto, Manchester City e Galatasaray. Ele estava no Sevilla desde 2019, e na última semana surpreendeu a todos ao anunciar a volta para o time goiano. 

Vilanovense de coração, o jogador de 36 anos se emocionou durante a apresentação ao clube. Ele afirmou que escolheu voltar para retribuir tudo o que o clube o ajudou conquistar, e garantiu que dará o melhor de si. “Foi esse clube que me abriu as portas, e me deu oportunidade para crescer no futebol. Se eu cheguei onde cheguei, foi por causa dessa instituição. Hoje eu estou retribuindo tudo o que o Vila fez por mim, vou fazer o melhor dentro de campo, para poder representar o torcedor e o clube que eu amo. Pode ter certeza que o Fernando que jogou lá na Europa vai ser o mesmo aqui dentro de campo”. 

Após quase duas décadas no futebol europeu, o volante foi sondado por outros times brasileiros, como o Internacional. Segundo o que foi divulgado, o time de Porto Alegre havia oferecido um salário de cerca de R$ 800 mil por mês ao atleta, mas em busca de ficar perto da família, e jogar no time que o revelou, Fernando recusou as propostas e fechou com o Vila por cerca de R$30 mil mensais. O jogador afirma que decidiu retornar ao Tigre enquanto ainda se sente bem fisicamente, para poder entregar bons resultados e agregar à equipe. 

Continua após a publicidade

“Já tinha bastante tempo que eu pensava nisso, tinham aparecido muitos clubes no Brasil, o que é normal. Eu sempre pensei que quando voltasse, seria para o Vila, para poder retribuir tudo o que o time fez por mim. Se isso tivesse acontecido daqui a dois anos, talvez eu não conseguisse retribuir como posso hoje. Estou bem fisicamente, com uma idade boa. Existe amor à camisa, eu sou a prova. Vou dar ao Vila Nova o que ele me deu”.

Nas últimas cinco temporadas, Fernando defendeu o Sevilla, da Espanha, onde ganhou duas edições da Europa League, em 2019 e 2023. Goiano de Alto Paraíso, no interior do Estado, o volante afirmou que optou por voltar para poder ficar perto da família. “A decisão foi fácil, é voltar para casa. Quando se sai de um clube como Sevilla, uma equipe forte, o único destino é a casa. Não faz sentido sair da Espanha e ir para o Rio Grande do Sul ou Rio de Janeiro. Estou voltando para casa, para jogar no clube que eu amo. Treino, depois vou para casa da minha mãe, encontro os torcedores que eu amo, do clube que eu amo”. 

Sob o comando de Higo Magalhães, o novo contratado deverá fazer dupla com o também experiente Ralf. Fernando afirmou que está animado para jogar com outro grande nome do futebol. “Para mim é um privilégio poder jogar com o Ralf. Sabemos tudo que ele conquistou. Então, dividir o vestiário com ele é especial. Um privilégio. Sabemos que é um grande jogador, não só dentro de campo. Fora dele também, como um grande profissional que é”.

Com o retorno, o jogador pretende ajudar o time a alcançar os principais objetivos. Sem vencer um Goianão desde 2005, o clube chega esse ano com a intenção de levantar a taça, e após bater na trave do acesso à Série A, o atleta disse que o feito está próximo. “Fazer com que o Vila seja uma equipe competitiva. O objetivo é crescer com o grupo, o time evoluiu nos últimos anos, o crescimento está batendo na porta, e essa porta da Série A vai se abrir e o Vila está pronto para isso. Quem planta colhe”.

Veja Também