Após rompimento com Mercedes, Lewis Hamilton defende Ferrari a partir de 2025

A mudança traz o piloto mais bem-sucedido em atividade à equipe mais vitoriosa da Fórmula 1 | Foto: Nurphoto | Getty Images

Postado em: 01-02-2024 às 16h24
Por: Isadora Miranda
Imagem Ilustrando a Notícia: Após rompimento com Mercedes, Lewis Hamilton defende Ferrari a partir de 2025
A mudança traz o piloto mais bem-sucedido em atividade à equipe mais vitoriosa da Fórmula 1 | Foto: Nurphoto | Getty Images

Nesta quinta-feira (1º/2), o mundo do esporte a motor acordou com o chocante rumor de que Lewis Hamilton, heptacampeão de Fórmula 1 e atual piloto da Mercedes, defenderia, a partir de 2025, as cores da Scuderia Ferrari. A informação foi concedida pela Sky Sports e a BBC Sport, enquanto a ESPN afirmou que o acordo estava praticamente selado.

Pela tarde, às 16h no horário de Brasília, sua saída veio a público de maneira oficial através das redes sociais da Mercedes. “A equipe Mercedes-AMG PETROANAS F1 e Lewis Hamilton se separarão no final da temporada de 2024. Lewis ativou uma cláusula de liberação no contrato anunciado no ano passado”, comunicou a equipe.

Na nota, Hamilton declara dificuldade ao tomar a decisão. “A Mercedes é onde eu cresci, então a decisão de sair foi uma das mais difíceis que eu já tive que fazer. Mas é a hora certa para dar um passo e assumir um novo desafio”, falou o piloto.

Continua após a publicidade

Ferrari, por sua vez, anunciou a contratação de Lewis na tarde desta quinta-feira (1). “A Scuderia Ferrari tem o prazer de anunciar que Lewis Hamilton se juntará à equipe em 2025, com um contrato plurianual”, noticiou a Scuderia.

1 ano de negociações

Em novembro de 2023, Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, disse à imprensa que, no início do ano passado, houve negociações entre sua equipe e Hamilton, que também abordou a Ferrari. Na ocasião, Lewis replicou que a acusação de Horner seria, apenas, uma “alfinetada”. 

Além disso, em concordância com Craig Slater, da Sky Sports, a força-motriz das negociações entre o piloto mercedista e o time de Maranello seria John Elkann, presidente da Ferrari. “Meu entendimento é que esse namoro [entre Ferrari e Lewis Hamilton] já dura há alguns meses”, disse o jornalista. 

Em agosto de 2023, Hamilton firmou o pacto com os “flechas de prata”, o qual contemplaria as temporadas de 2024 e 2025. Ainda, uma reunião extraordinária foi convocada pela Mercedes e ocorreu nesta quinta-feira, por volta das 11h do horário de Brasília.

Dança das cadeiras 

O futuro de Carlos Sainz, que corre pela Ferrari, é incerto. Algumas fontes presumem que o espanhol pode ir para a Audi, que entrará no grid de 2026, ou a Red Bull. Ainda, Ted Kravitz, repórter de F1 da Sky Sports, falou, hoje (1), sobre especulações de que Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes, teria entrado em contato com Fernando Alonso nesta tarde.  

Além de Alonso, algumas opções estão sendo cotadas para ocupar o lugar de Lewis em 2025 — desde o estrondoso sucesso das categorias de base, Kimi Antonelli, de apenas 17 anos, até Mick Schumacher, piloto reserva da equipe.  

Estrela em ascensão 

Apesar da pouca idade, o italiano Kimi Antonelli é um nome de peso no âmbito da velocidade. Ele começou sua relação com o programa de desenvolvimento de pilotos da Mercedes em 2019 e ganhou, até agora, 5 campeonatos das fórmulas de base — o italiano e o alemão de F4, a taça FIA F4, a Fórmula Regional do Oriente Médio e a Fórmula Regional Europeia by Alpine (FRECA).  

Agora, ele pulará da FRECA para a Fórmula 2, não passando pela Fórmula 3, e, mesmo com o histórico exemplar, pode encontrar dificuldades em sua estreia. Por isso, embora o jovem esteja sendo preparado para, no futuro, atingir o pináculo do esporte a motor (a Fórmula 1), Toto Wolff pediu calma em relação aos resultados do piloto. “Temos de ter cuidado porque há muito entusiasmo em torno dele. Colocá-lo na F2 é um grande passo porque esses carros são mais pesados e muito mais potentes”, defendeu o chefe do time das Flechas de Prata 

Veja Também