Segunda-feira, 29 de julho de 2024

O ano de 2009 pode ser exemplo para o Atlético

Naquela temporada, o rubro-negro fechou a Série B com 65 pontos e conquistou o acesso – números que ainda podem ser alcançados

Postado em: 24-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: O ano de 2009 pode ser exemplo para o Atlético
Naquela temporada, o rubro-negro fechou a Série B com 65 pontos e conquistou o acesso – números que ainda podem ser alcançados

*Luiz Felipe Mendes

É praticamente impossível o Atlético repetir 2016, ano em que faturou a Série B do Campeonato Brasileiro e se garantiu na elite do futebol brasileiro na temporada seguinte. Porém, ainda é possível repetir 2009, quando o Dragão não levantou a taça, mas conseguiu o acesso para a Série A, terminando o torneio em quarto lugar. Naquela ocasião, o rubro-negro fez 65 pontos, algo que pode acontecer novamente se a equipe vencer todas daqui para a frente.

Continua após a publicidade

A campanha do ano retrasado foi incontestável, com os atleticanos somando 76 pontos e ficando a incríveis dez do Avaí, segundo colocado, ainda que em 2017 tenham feito fraca campanha na primeira divisão nacional. Em 2009, no entanto, a história foi outra. O momento na Série B foi inferior, finalizando em quarto, mas a continuidade foi melhor, quando o Atlético ficou por três temporadas na Série A. Apoiando-se nesta marca, o Dragão tenta manter a confiança embalada para a reta final do campeonato deste ano.

Boa Esporte, Fortaleza, Avaí, CSA, São Bento e Paysandu – longe de ser uma tabela fácil, daquelas que o torcedor olha e se anima com o que está por vir. Com embates contra três membros do G-4, as partidas serão de tudo ou nada para o rubro-negro goiano. Se conseguir vencer todas, alcança os 66 pontos, um a mais que na competição de 2009, em que o Atlético se garantiu na Série A ficando em quarto. Um ótimo sinal para aqueles que achavam que estava tudo perdido. Porém, a sequência difícil deve ser tratada com o máximo de cautela possível.

A próxima partida do Atlético, contra o Boa Esporte, será neste sábado. Em relação à escalação, o técnico Wagner Lopes terá retornos que podem ajudar e muito a equipe. No meio de campo, João Paulo volta e deve ser titular uma vez mais. Na defesa, o goleiro Jefferson se recuperou de lesão, mas deve seguir na reserva de Kléver. Na zaga, Gilvan está novamente disponível depois de também se recuperar de problemas físicos, mas a dupla formada por Oliveira e Lucas Rocha agradou o treinador e deve ser mantida no jogo diante do lanterna do campeonato.

Com o espírito de 2016, mirando 2009: este pode ser um lema importante para o Atlético. É claro que vencer todos os seis jogos restantes na Série B não é uma tarefa fácil, mas conquistar o acesso para a primeira divisão nunca o foi. A chance de ouro do Dragão será diante dos adversários diretos, pois além de ter a oportunidade de subir na tabela de classificação, pode igualmente jogar os rivais para baixo na contagem. De qualquer forma, o time só não pode mais vacilar. 

Veja Também