Brasil conquista vagas olímpicas no Mundial de Esportes Aquáticos

Atletas garantiram vaga em Paris após atingirem índice olímpico

Postado em: 14-02-2024 às 22h44
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil conquista vagas olímpicas no Mundial de Esportes Aquáticos
Mafê Costa é destaque no Mundial, com dois recordes sul-americanos e índice olímpico (Foto: Satiro Sodré / CBDA)

Começou no último domingo (11), o Mundial de Esportes Aquáticos 2024, em Doha, no Catar. O torneio termina no próximo dia 18, e vai distribuir vagas para as Olimpíadas de Paris 2024. A delegação brasileira de natação conta com 12 atletas e algumas vagas já foram conquistadas. Aos 21 anos, Maria Fernanda Costa, é o destaque do Brasil no Mundial. Com ótimo desempenho, a carioca conquistou a vaga olímpica, foi para a final nas provas de 400m livre, revezamento 4x100m livre e 200m livre, quebrou dois recordes sul-americanos, atingiu índices olímpicos, além de garantir o quarto lugar nos 400m livre. 

Nesta quarta-feira (14), o país também conquistou vaga em Paris para na disputa do revezamento 4x100m em todas as categorias. Após chegarem à final, o revezamento livre feminino, formado por Ana Vieira, Mafê Costa, Stephanie Balduccini e Aline Rodrigues, ficaram em sexto lugar e se garantiram em Paris. Já a equipe masculina nem precisou entrar na água para conquistar a vaga, o tempo conquistado no Mundial passado, em Fukuoka, no Japão, deu passagem direta à equipe. O mesmo aconteceu no misto, onde Guilherme Basseto, Jhennifer Conceição, Kayky Mota e Stephanie Balduccini atingiram índice olímpico e se classificaram.

No masculino, Guilherme Costa, conhecido como Cachorrão, também atingiu índice olímpico para Paris 2024. Nos 200m livre, o atleta ficou em terceiro lugar em sua bateria, e na final, terminou em oitavo, a última colocação, mas mesmo assim, já havia se classificado. Ele também chegou à final nos 400m livre, onde ficou com o quarto lugar. Guilherme ainda participará das provas de 800m e 1500m livre nos próximos dias em Doha. Ainda na quarta-feira (14), Breno Correia ficou em nono lugar em sua eliminatória dos 100m livre, na colocação geral ficou em 27º e não conseguiu se classificar para a semifinal.

Veja Também