Em jogo de seis pontos, Goiás recebe o Avaí no Estádio Olímpico

Partida é primordial para as duas equipes na Série B, sendo que ambas lutam pelo acesso e não podem mais vacilar no torneio

Postado em: 26-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Em jogo de seis pontos, Goiás recebe o Avaí no Estádio Olímpico
Partida é primordial para as duas equipes na Série B, sendo que ambas lutam pelo acesso e não podem mais vacilar no torneio

*Luiz Felipe Mendes

“Um campeão precisa, em sua atitude, uma motivação muito além do desejo da vitória”. A frase é um fragmento de um pensamento de Pat Riley, lendária figura do principal campeonato de basquete do mundo, a NBA. A Série B do Brasileirão pode não ter nada a ver com basquete, mas a frase pode se aplicar ao Goiás, que enfrenta o Avaí hoje, às 21h30, no Estádio Olímpico. Embora a noção de campeão exija títulos, o que o time almeja mesmo é o acesso.

Continua após a publicidade

No futebol, como em qualquer outro esporte, tal qual o basquete, as decisões só acabam quando terminam. Essa é uma lição que o esmeraldino deve levar a sério, pois classificar-se para a Série A não é uma tarefa fácil. Há uma rodada, o momento era ótimo, com possibilidade da equipe disparar na vice-colocação e dar mais um passo rumo à elite nacional. Porém, um simples tropeço fez com que seus adversários diretos se aproximassem, e agora mais do que nunca o Goiás precisa jogar como se não estivesse nada definido. Porque nunca nada está até o apito final do árbitro.

Na tabela de classificação, a situação permanece favorável aos goianos. Em caso de uma vitória hoje dentro de seus domínios, o Goiás, que caiu para terceiro após o triunfo do CSA, volta a pular para segundo, de quebra atrapalhando o Avaí, desafiante de hoje, o qual também vive a expectativa de subir, estacionado no quarto lugar. Os três pontos são essenciais para ambas as partes, pois aquele que perder fica com sérios riscos de terminar a 33ª rodada fora do G-4, algo que pode vir a ser desastroso, considerando que já estamos na reta final da competição.

Dentro das quatro linhas, os dois técnicos têm indefinições. O alviverde Ney Franco vai com força máxima para o duelo, contando com o retorno do zagueiro Victor Ramos. Contudo, o treinador escondeu a escalação e pode fazer mudanças, como a entrada de Caíque Sá no lugar de Alex Silva. No caso do Avaí, o comandante Geninho não vai poder apostar nos talentos do zagueiro Airton, o lateral-esquerdo Capa e o atacante Rodrigão. Com todos esses elementos, teoricamente a vantagem fica com o esmeraldino, pelo fato de vir com elenco forte e dentro de casa. Entretanto, a frase de Pat Riley também pode se aplicar ao motivado Avaí.

No basquete, uma cesta de três pontos pode definir uma partida. No futebol, uma vitória valendo três pontos pode definir um campeonato. Embora o foco dos dois adversários de hoje não seja propriamente o título da Série B, ambos almejam o acesso e vão atrás do mesmo com unhas e dentes. Acostumados a jogar a Série A, os dois lados sentem que pertencem à primeira divisão. E hoje à noite, os fãs de nosso querido esporte vão ter noção de quem vai ganhar mais força na reta final, o Goiás ou o Avaí.  

Ficha técnica 

Goiás x Avaí 

Local: Estádio Olímpico, hoje, às 21h30, em Goiânia. Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (Rio Grande do Norte). Assistentes: Jean Márcio dos Santos (Rio Grande do Norte) e Vinicius Melo de Lima (Rio Grande do Norte). 

Goiás: Marcos; Alex Silva (Caíque Sá), David Duarte, Victor Ramos e Ernandes; Gilberto, Giovanni e Renato Cajá (Robinho); Rafinha, Michael e Lucão. Técnico: Ney Franco

Avaí: Kozlinski; Guga, Marquinhos Silva, Betão e Igor Fernandes; Judson, Matheus Barbosa e Pedro Castro; Renato, Getúlio e Jones Carioca (Daniel Amorim). Técnico: Geninho 

Veja Também