Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Grêmio e River decidem primeiro finalista da Copa Libertadores

Na semana passada, os gaúchos venceram pelo placar mínimo e agora tentam confirmar em casa sua classificação contra argentinos

Postado em: 30-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Grêmio e River decidem primeiro finalista da Copa Libertadores
Na semana passada, os gaúchos venceram pelo placar mínimo e agora tentam confirmar em casa sua classificação contra argentinos

O atacante Everton pode ser um retorno importante na escalação do técnico Renato Gaúcho

*Luiz Felipe Mendes

A Copa Libertadores da América de 2018 vai ganhar seu primeiro finalista. Hoje, às 21h45, o Grêmio recebe o River Plate, da Argentina, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. No jogo de ida da semifinal, o Tricolor Gaúcho bateu os hermanos por 1 a 0 no Estádio Monumental de Núñez, e como existe o gol fora de casa como critério de desempate, os brasileiros só precisam de um empate para avançar à sua segunda decisão seguida.

Continua após a publicidade

O nosso país possui três times empatados em primeiro lugar no ranking dos maiores vencedores tupiniquins da Liberta: São Paulo, Santos e Grêmio. Este último conquistou o tricampeonato no ano passado, e quer defender a conquista nesta temporada, podendo se isolar como o brazuca mais vitorioso dentro da principal competição do continente. E o objetivo está bem perto. Teoricamente, a parte mais difícil foi completada com sucesso, que era conseguir um bom resultado em Buenos Aires. Um empate já teria sido bom, um triunfo foi melhor ainda, porque qualquer igualdade no placar na Arena dá a vaga para os donos da casa.

Apesar da equipe treinada por Renato Gaúcho estar com a vantagem no marcador, o torcedor tem muito o que lamentar na escalação. O camisa 7 e um dos principais craques do elenco, Luan, não se recuperou de lesão no pé e vai ser desfalque entre os 11 iniciais tricolores. Em compensação, o atacante Everton, um dos destaques do Grêmio no ano de 2018, está com a coxa direita recuperada de contusão e deve ser titular logo mais. Se o departamento médico achar por bem poupá-lo da partida, ele inicia no banco de reservas e Alisson será seu suplente.

O ataque não é o único setor com indefinições. Na defesa, quatro jogadores disputam posição: na lateral direita, Léo Gomes e Léo Moura brigam pela vaga, enquanto na zaga Paulo Miranda e Bressan são as opções na ausência de Kannemann, suspenso. No caso da lateral, Léo Moura costuma ser o titular, mas não se sabe ainda se ele estará totalmente recuperado de lesão na panturrilha. Acerca do miolo defensivo, Paulo Miranda e Bressan são utilizados com frequência – na derrota para o Sport, no fim de semana, por exemplo, Bressan começou jogando, o que pode indicar a uma tendência maior em relação à opção por Paulo Miranda.

Aquele que vencer o duelo entre Grêmio e River Plate se garante na finalíssima da Libertadores. Com os dois clubes donos de três títulos cada, trata-se de um confronto de bastante peso. O adversário na decisão vai ser definido amanhã, com o Palmeiras recebendo o Boca Juniors, também da Argentina, no Allianz Parque, a partir das 21h30. Mesmo jogando em casa, a vantagem não é palmeirense, pois os xeneizes triunfaram por 2 a 0 na semana passada. Para se classificar no tempo regulamentar, os paulistas necessitam de uma vitória por três gols ou mais. 

Ficha técnica 

Grêmio  x River Plate 

Local: Arena do Grêmio, hoje, às 21h45, em Porto Alegre-RS. Árbitro: Andrés Cunha (Uruguai). Assistentes: Nicolas Taran (Uruguai) e Richard Trinidad (Uruguai).  

Grêmio: Marcelo Grohe; Leonardo Gomes (Léo Moura), Geromel, Paulo Miranda (Bressan) e Cortez; Maicon, Michel, Ramiro, Cícero e Everton (Alisson); Jael. Técnico: Renato Gaúcho. 

River Plate: Armani; Montiel, Maidana, Pinola e Casco; Ponzio (Enzo Pérez), Palacios (Ignacio Fernández), Quintero e Pity Martínez; Borré e Scocco (Lucas Pratto). Técnico: Marcelo Gallardo. 

Veja Também