Goiás e Criciúma fazem partida da recuperação

Os dois times estão em lugares bem diferentes na tabela de classificação da Série B, mas ambos precisam voltar a vencer

Postado em: 01-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás e Criciúma fazem partida da recuperação
Os dois times estão em lugares bem diferentes na tabela de classificação da Série B, mas ambos precisam voltar a vencer

O lateral-direito Alex Silva é uma das novidades na escalação esmeraldina de Ney Franco

*Luiz Felipe Mendes

Duas brigas por dois agrupamentos diferentes de quatro times. Um quer permanecer em um desses grupos, enquanto o outro quer fugir. Dentro do G-4, o Goiás precisa da vitória para continuar na zona do acesso para a elite nacional. Perto do Z-4, o Criciúma necessita do triunfo para deixar para trás o risco do rebaixamento para a Série C. Hoje, a partir das 19h15, os dois se enfrentam no Estádio HeribertoHülse, em jogo válido pela 34ª rodada da Série B.

Continua após a publicidade

O momento tinha tudo para ser do alviverde, mas no final das contas não é de nenhum dos dois. Com resultados ruins recentes, tanto os goianos quanto os catarinenses vão ter que dar a volta por cima para voltar a ganhar na competição. O esmeraldino vem de duas derrotas doídas, que se tivessem sido convertidas em três pontos, teriam deixado a classificação do Goiás para a Série A bem encaminhada. No caso do Tigre, já são quatro jogos sem vencer e uma queda livre na tabela de classificação, ainda a seis pontos da zona da degola, mas com o fantasma de lá de baixo começando a assustar de verdade.

Dentro da temporada da Série B, no entanto, o Goiás está fazendo uma campanha ampla e obviamente superior. Na quarta colocação, com 53 pontos somados, o time é também dono do melhor ataque do torneio, com 48 gols, ao lado do Atlético. Entretanto, o Criciúma tem algo importante a seu favor: sua casa. Dentro da cidade de Santa Catarina, o Goiás simplesmente nunca conseguiu ganhar – já são 14 partidas disputadas, com 12 derrotas e outros dois empates, um tabu bem longo que precisa ser quebrado se o alviverde não quiser dar chance ao azar, podendo sair do G-4 em caso de novo tropeço no Brasileiro.

Na escalação, o técnico Ney Franco vai promover várias alterações por diferentes motivos. Por conta do rendimento, Alex Silva retoma a vaga de Caíque Sá na lateral direita e Rafinha e Maranhão devem disputar o espaço deixado por Robinho, o qual por sua vez não teve uma boa atuação no revés diante do Avaí, em casa, por 3 a 0. Além disso, o meia Giovanni está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e não poderá ser utilizado; o volante João Afonso deve ser o substituto. Para completar, Felipe Gedoz pode trocar de lugar com Renato Cajá, deixando este último, em má fase, no banco de reservas.

O confronto de logo mais vale muito para ambos os lados. Uma vitória esmeraldina ou um empate mantém o Goiás por mais uma rodada no G-4, mas uma derrota pode ser fatal se o Atlético e o Vila Nova vencerem seus respectivos compromissos na sequência. Para o Criciúma, o resultado positivo deixaria a equipe com 44 pontos, se aproximando dos 45 que normalmente garantem um clube na divisão em que está dentro do Campeonato Brasileiro, praticamente eliminando as chances do descenso. Caso contrário, o sinal de alerta fica mais intenso no ambiente catarinense, ainda que tenha uma pequena vantagem em relação aos adversários diretos abaixo dele. 

Ficha técnica 

Criciúma x Goiás 

Local: Estádio HeribertoHülse, hoje, às 19h15, em Criciúma-SC. Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (Paraná). Assistentes: Luciano Roggenbaum (Paraná) e Luiz Santos Souza Renesto (Paraná).  

Criciúma: Luiz; Carlos Eduardo, Fábio Ferreira, Sandro e Marlon; Jean Mangabeira, Liel, Gabriel Honório, Eduardo e Alex Maranhão; Vitor Feijão.

Técnico: Mazola Júnior

Goiás: Marcos; Alex Silva, David Duarte, Victor Ramos e Ernandes; Gilberto, João Afonso e Renato Cajá (Felipe Gedoz); Michael, Rafinha (Maranhão) e Lucão. 

Técnico: Ney Franco 

Veja Também