O Campeonato Brasileiro Série A estreia com jogos neste sábado (13) e domingo (14)

Brasileirão está de volta

Postado em: 13-04-2024 às 15h11
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: O Campeonato Brasileiro Série A estreia com jogos neste sábado (13) e domingo (14)
20 equipes darão início ao torneio em busca do título de campeão brasileiro (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A principal competição de futebol do Brasil, o Campeonato Brasileiro Série A, começa neste sábado (13). As 20 equipes da elite do futebol nacional darão o pontapé inicial em busca do título e de vagas para as principais competições da América do Sul. Desde 2003 o Brasileirão é disputado no sistema de pontos corridos, em que as equipes se enfrentam em turno e returno, com 19 partidas em cada etapa, somando 38 jogos no total. 

Além do título de campeão brasileiro, o torneio distribui vagas para competições nacionais e internacionais. Os quatro primeiros colocados garantem vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores da América, o quinto e o sexto colocados entram na fase preliminar, também chamada de Pré-Libertadores. As equipes que terminam entre a sétima e a 12ª colocação vão para a Copa Sul-Americana. Além disso, os quatro times com os piores desempenhos são automaticamente rebaixados para a Série B do ano seguinte. 

O campeonato é considerado um dos mais competitivos do mundo. Conta com o atual campeão da Libertadores, Fluminense, além de ter nove campeões estaduais nesta temporada, que são: Atlético-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Criciúma, Cuiabá, Flamengo , Grêmio, Palmeiras e Vitória. 

Continua após a publicidade

A abertura oficial do torneio será na partida conhecida como Duelo de Campeões, em que o vencedor da Série B 2023, Vitória, enfrenta o ganhador da Série A do ano passado, Palmeiras. Os clubes jogarão no próximo domingo (14), às 18h30, no Estádio Barradão, em Salvador. Além do Vitória, estreiam na primeira divisão Atlético-GO, Criciúma e Juventude, que conquistaram o acesso ano passado. 

O Estado de Goiás conta com apenas um representante, o Atlético retornou à primeira divisão este ano, após passar uma temporada na Série B. O Dragão do centro-oeste fará estreia no torneio no próximo domingo (14), a partir das 16h, contra o Flamengo, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. 

Este ano, a competição terá uma novidade na arbitragem. Após aprovação da FIFA, os árbitros do Brasileirão terão a responsabilidade de explicar ao público as decisões revisadas pelo árbitro de vídeo, VAR. O anúncio será feito através do microfone que os profissionais de arbitragem já utilizam.

Primeira rodada

Os primeiros jogos do Brasileirão 2024 acontecerão entre sábado (13) e domingo (14). No primeiro dia, a partir das 18h30, o Internacional recebe o Bahia no Estádio Beira Rio, em Porto Alegre, e no mesmo horário, Criciúma e Juventude jogam no Estádio Majestoso. Às 21h, dois duelos encerram o dia de partidas. O Fluminense recebe o Bragantino, no Maracanã, no Rio de Janeiro. No Morumbi, o São Paulo joga contra o Fortaleza. 

Já no domingo, às 16h, o Atlético-GO joga com o Flamengo no Serra Dourada, em Goiânia. No mesmo horário, o Vasco enfrenta o Grêmio em São Januário. Na Neo Química Arena, o Corinthians joga contra o Atlético Mineiro. No último jogo das 16h, o Athletico-PR recebe o Cuiabá, na Ligga Arena, em Curitiba. Às 17h, o Cruzeiro enfrenta o Botafogo, no Mineirão, em Belo Horizonte. O último jogo da rodada será entre Vitória e Palmeiras, às 18h30, no Barradão, em Salvador.

Veja Também