Goiás inicia primeira semana com planejamento após acesso

Garantido na Série A, o esmeraldino ainda possui um jogo no ano para depois planejar primeiros passos da temporada que vem

Postado em: 19-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás inicia primeira semana com planejamento após acesso
Garantido na Série A, o esmeraldino ainda possui um jogo no ano para depois planejar primeiros passos da temporada que vem

*Luiz Felipe Mendes

O torcedor continua em festa. Depois de conquistar uma vaga para a Série A no último sábado, ao vencer o Oeste de virada por 3 a 1, o Goiás se garantiu na elite nacional do ano que vem. Após um período de três anos, o esmeraldino enfim conseguiu voltar à primeira divisão, e agora já deve começar a dar os primeiros passos no planejamento para 2019. Ainda assim, a equipe ainda possui um jogo na Série B, marcado para o próximo sábado, às 17 horas.

Continua após a publicidade

60 pontos, 54 gols anotados, 49 sofridos, 18 vitórias, seis empates e 13 derrotas: essa foi a campanha que fez com que o alviverde goiano fosse capaz de voltar à Série A. O fator mais determinante para a confirmação do acesso, a uma rodada do fim da segunda divisão do Campeonato Brasileiro, foi a tabela que acabou ficando a seu favor. Em circunstâncias normais, o Goiás ainda não estaria garantido, porque o quinto colocado, CSA, possui 59 pontos, apenas um a menos que o esmeraldino. Porém, o terceiro e o quarto colocados, Avaí e Ponte Preta, respectivamente, se enfrentam na última rodada. Isso significa que apenas um ainda tem chances de ultrapassar o Goiás, os dois não.

O Avaí tem 60 pontos, enquanto a Ponte está com 59. Se o Goiás perdesse no próximo sábado e os dois empatassem, os catarinenses o ultrapassariam e os paulistas empatariam, certo? Em pontuação sim, mas é aí que entra o mérito alviverde no critério de desempate: o número de vitórias. O Goiás só não tem mais do que o campeão Fortaleza, o qual tem 21 triunfos. O time da Serrinha está com dois a mais que Avaí e Ponte, o que explica a impossibilidade dos dois pularem na frente na derradeira rodada. Por isso, a equipe treinada por Ney Franco já está tranquila finalmente, e pode se dar ao luxo de pensar sim no jogo final, mas também já mirar a temporada que vem.

Como de praxe, todas as partidas da última rodada do Brasileiro vão ocorrer no mesmo dia. Bom, não todas na verdade, porque Coritiba x Fortaleza, que não vale mais nada no campeonato, está marcado para sexta-feira. No sábado, os outros nove duelos vão acontecer. O do Goiás é em casa, diante do Brasil de Pelotas, outra equipe que não luta por mais nada na competição, já que ultrapassou a faixa dos 45 pontos e se livrou das chances de rebaixamento há duas rodadas.

A novidade é que o confronto entre os dois não vai mais ser no Estádio Olímpico, palco que o clube goiano vinha usando na Série B. O embate será no Estádio Serra Dourada, algo confirmado na sexta-feira passada, um dia antes do jogo que marcou o acesso do time. O pedido foi feito pela Polícia Militar, por questão de segurança. Vale lembrar que o Serra tem capacidade para 40 mil pessoas, enquanto no Olímpico cabem somente 13.500 torcedores. O que está praticamente confirmado é que vai ser uma partida de festa, e o estádio deve contar com uma grande presença da torcida. 

Veja Também