Brasil encara Camarões no último amistoso do ano, em Londres

Pela primeira vez no comando canarinho, o técnico Tite irá enfrentar uma equipe da África; amarelinha está 100% após o Mundial

Postado em: 20-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil encara Camarões no último amistoso do ano, em Londres
Pela primeira vez no comando canarinho, o técnico Tite irá enfrentar uma equipe da África; amarelinha está 100% após o Mundial

*Luiz Felipe Mendes

Em Londres, a seleção brasileira de futebol masculino vai em busca de mais uma vitória depois do fim da Copa do Mundo, quando foi eliminada pela Bélgica nas quartas de final. O Estádio MK (Milton Keynes) será o palco do duelo contra Camarões, recebendo pela primeira vez um embate entre o Brasil e uma equipe africana na “Era Tite”. O jogo começa às 17h30 de hoje e marca o último amistoso do ano, já na preparação para a Copa América de 2019.

Continua após a publicidade

O local da partida é bastante curioso. Com capacidade para cerca de 30 mil pessoas, o estádio pertence a um clube da quarta divisão inglesa, o Milton Keynes Dons Football Club. O maior diferencial do lugar é que os jogadores se hospedaram dentro da própria arena, sendo que o estádio possui um hotel em um dos setores. Com isso, os atletas precisam de menos de um minuto para saírem dos seus quartos, pegarem o elevador e entrar no gramado. No último treino antes do confronto contra os camaroneses, o trajeto durou mais ou menos 45 segundos.

O técnico Tite deve promover mudanças na escalação sul-americana. Na última entrevista coletiva, dois integrantes do plantel marcaram presença, indicando que devem estar entre os 11 iniciais hoje: os zagueiros Pablo e Dedé. Como a dupla de zaga titular é formada por Thiago Silva e Miranda, os quais integraram a defesa durante o Mundial da Rússia, Tite já está pensando no ciclo da Copa de 2022, pois os defensores vão ter quase 40 anos quando a bola rolar. Por isso, o treinador deve começar a testar outras alternativas, e Pablo e Dedé são os mais cotados, com 27 e 30 anos, respectivamente.

O ano de 2018 vem sendo uma gangorra de emoções. Com um ótimo rendimento desde que Tite assumiu o comando, o Brasil só havia perdido para a Argentina em um amistoso. Porém, vacilou na hora que menos podia: perdeu para a Bélgica em revés que culminou na eliminação do time da Copa. Desde que o torneio foi encerrado, a seleção encarou Estados Unidos, El Salvador, Arábia Saudita, Argentina e Uruguai, com dois placares de 2 a 0, dois de 1 a 0 e um de 5 a 0. Ou seja, o grupo ainda não tomou gols desde que retornou do território russo, tendo enfrentado duas campeãs mundiais no caminho.

O amistoso de hoje é importante para o planejamento da comissão técnica. O adversário pode não ser um dos mais fortes, mas vem se reestruturando desde que o ídolo holandês Clarence Seedorf se tornou o comandante. Apesar disso, Camarões vem também oscilando – o último jogo do time foi uma derrota de 2 a 0 para Marrocos. De qualquer maneira, os olhos estão voltados para a Copa América do ano que vem, uma competição que deve praticamente encerrar o ciclo de alguns atletas com idade mais avançada, abrindo espaço para novos nomes na seleção brasileira. 

Ficha técnica 

Brasil x Camarões 

Local: MK Stadium, hoje, às 17h30, em Londres, na Inglaterra.  

Brasil: Alisson; Danilo, Pablo, Dedé e Filipe Luís; Walace, Arthur e Allan (Renato Augusto); Neymar, Richarlison (Douglas Costa) e Roberto Firmino. 

Técnico: Tite.

Camarões: Andre Onana; Bong, Onguene, Fai e Ekambi; Anguissa, Ngadeu-Ngadjui, Pierre Kunde e Maxim Choupo-Moting; Georges Mandjeck e Christian Bassogog. 

Técnico: Clarence Seedorf. 

Veja Também