Umberto Louzer é o escolhido para comandar o Vila Nova em 2019

Com a saída confirmada de Hemerson Maria a partir da semana que vem, o Tigre já confirmou a chegada do novo treinador

Postado em: 22-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Umberto Louzer é o escolhido para comandar o Vila Nova em 2019
Com a saída confirmada de Hemerson Maria a partir da semana que vem, o Tigre já confirmou a chegada do novo treinador

Em seu primeiro trabalho como técnico, Louzer ganhou o título da Série A-2 do Paulista pelo Bugre

*Luiz Felipe Mendes

Depois de um período de quase dois anos, o Vila Nova terá um novo comandante. Neste sábado, diante do São Bento, Hemerson Maria fará sua última partida à frente do clube colorado, tendo alternado boas campanhas na Série B e tropeços em competições como o Campeonato Goiano e a Copa do Brasil. Com a confirmação de que Umberto Louzer será o escolhido para a temporada de 2019, está na hora do torcedor alvirrubro conhecê-lo.

Continua após a publicidade

Umberto Lourenço Louzer Filho começou a carreira como jogador em 1999, na função de volante. Foi revelado pelo Paulista de Jundiaí e rodou por equipes do interior de São Paulo, como o Marília, o Guarani e o Atlético Sorocaba. Transferiu-se para o Audax Rio e depois partiu para o Boa Esporte em 2010. O detalhe é que ele nunca teve muitas chances em jogos oficiais: as únicas vezes que ele entrou em campo foi pelo Paulista em duas oportunidades no ano de 2004. Pelo Juventude, no entanto, teve uma boa sequência entre 2010 e 2011, foi negociado com o Caxias e encerrou a carreira no próprio clube que o revelou, em 2014.

Três anos depois, Umberto Louzer resolveu assumir a carreira de treinador. Seu primeiro trabalho foi também no Paulista, na equipe sub-19. Ele, no entanto, comandou o time em apenas uma partida. Foi auxiliar técnico do grupo principal e depois ocupou o mesmo cargo no Guarani, ainda em 2017. Uma temporada depois, fez um ótimo trabalho no principal do Bugre, que disputou a Série B deste ano, assim como o Vila Nova. Antes disso, porém, comandou o Guarani para a Série A do Campeonato Paulista, conquistando o título da Divisão de Acesso. Na segunda divisão do Brasileiro, chegou a fazer com que o time brigasse pelo acesso, mas sofreu com a quantidade de desfalques.

Umberto Louzer saiu do interior de São Paulo no dia 13 de novembro, deixando o Guarani na nona colocação da Série B. Ficou sem clube durante uma semana até receber o contato do Vila Nova, o qual vai dar ao treinador a segunda oportunidade de comandar um time principal em sua carreira. Nos confrontos contra goianos em 2018, Louzer teve um retrospecto de três empates (dois contra o próprio Vila e um contra o Goiás), duas derrotas (uma contra o Goiás e uma contra o Atlético) e uma vitória (esta última contra o Dragão). O objetivo do novo comandante colorado é, obviamente, o acesso para a Série A, mas fazer um bom estadual é um bom ponto de partida.

Antes da chegada dele, no entanto, o Tigre ainda vai disputar a 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, contra o São Bento, no sábado, às 17 horas, dentro do Estádio Walter Ribeiro. Hemerson Maria, que teve uma marca de 37 vitórias, 36 empates e 22 derrotas em 95 jogos, fará a sua despedida. No seu caminho, levou o Vila a lutar pelo acesso nos Brasileiros de 2017 e 2018, mas não foi bem no Campeonato Goiano desta temporada, além de ter tido uma eliminação vexatória contra o Ferroviário na Copa do Brasil, perdendo em um Serra Dourada lotado. A partir da semana que vem, o novo planejamento colorado começa a ser colocado em prática, para que não haja nenhum tipo de atraso. 

Veja Também