Palmeiras bate o Vasco e é campeão brasileiro da Série A

Pela décima vez em sua história, a equipe de São Paulo se sagrou campeã da competição mais importante do país, a Série A

Postado em: 26-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Palmeiras bate o Vasco e é campeão brasileiro da Série A
Pela décima vez em sua história, a equipe de São Paulo se sagrou campeã da competição mais importante do país, a Série A

*Luiz Felipe Mendes

A Série A do Campeonato Brasileiro tem um novo campeão. Pela décima vez em sua história, o Palmeiras faturou o título do torneio nacional e se isolou como o maior vencedor da competição. A conquista foi adquirida durante a 37ª rodada, com a vitória da equipe paulista sobre o Vasco, em São Januário, por 1 a 0, com gol de Deyverson. Com isso, mesmo com o triunfo do Flamengo diante do Cruzeiro, a taça acabou ficando com o Verdão.

Continua após a publicidade

No jogo do título, a matemática era simples: se o Palmeiras ganhasse, levaria o troféu de qualquer jeito. Se empatasse ou perdesse, no entanto, dependeria do resultado da partida entre Flamengo e Cruzeiro. Por outro lado, se o rubro-negro carioca não ganhasse seu compromisso, o Palmeiras poderia até perder para o Vasco que ainda assim sairia de São Januário com um sorriso no rosto. Logo no início, o Fla abriu o placar em cima da Raposa, com um golaço do meia Everton Ribeiro, ex-atleta cruzeirense. Aquilo colocou um pouco de pressão no Rio de Janeiro.

O primeiro tempo seguiu sem muitas chances. Os donos da casa estavam mais bem postados em campo, pois afinal de contas eles também precisavam dos três pontos para se distanciar da probabilidade de rebaixamento para a Série B. Os visitantes, por sua vez, pareciam querer segurar o resultado para ir para a última rodada, no domingo que vem, precisando apenas de um empate contra o Vitória em sua própria casa, no Allianz Parque. Por isso, o torcedor que acompanhava o duelo não presenciou um confronto muito interessante, e assim as equipes foram para o vestiário no intervalo depois da primeira etapa.

No começo do segundo tempo, mais uma preocupação para o palmeirense: Everton Ribeiro fazia 2 a 0 para o Flamengo no Maracanã. Assim, o técnico Luiz Felipe Scolari mandou um time mais ofensivo, marcando mais na frente e sufocando o Vasco. As oportunidades foram surgindo cada vez mais e os mandantes passaram a se preocupar mais com a defesa, para tentar somar um precioso ponto na luta contra o Z-4. E foi aí que o treinador palestrino colocou em campo um jogador que sempre costuma incendiar as partidas, em todos os sentidos possíveis: o atacante Deyverson entrou no lugar de Borja, o artilheiro do clube no ano de 2018.

Pouco tempo depois, o ídolo palmeirense Dudu lançou Willian, que se esticou todo para alcançar a bola e lançar para Deyverson anotar o único gol do duelo, selando assim o título paulista. Os minutos foram passando, mas nada mais aconteceu, e a vitória flamenguista no Mineirão acabou perdendo peso, porque a conquista não tinha mais como sair das mãos do Palmeiras. Mesmo se os paulistas perderem na última rodada e os cariocas derrotarem o Atlético Paranaense, o líder não mudará. O árbitro deu o último apito e o elenco verde e branco comemorou, fazendo com que o estádio de São Januário se tornasse sua casa, deixando os vascaínos, que ainda tiveram Yago Pikachu expulso, cada vez mais preocupados. Ainda que a disputa pela primeira colocação não apareça na semana que vem, a briga contra o Z-4 vai permanecer bem intensa. 

Veja Também