Técnico Ney Franco não fica no Goiás para a temporada de 2019

Técnico que levou o esmeraldino da zona de rebaixamento para o acesso à Série A não renova contrato e deixa o comando alviverde

Postado em: 27-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Técnico Ney Franco não fica no Goiás para a temporada de 2019
Técnico que levou o esmeraldino da zona de rebaixamento para o acesso à Série A não renova contrato e deixa o comando alviverde

*Luiz Felipe Mendes

A campanha que fez com que o Goiás retornasse à elite do futebol brasileiro após três anos passou por muitos personagens diferentes. O atacante Lucão foi uma das peças essenciais, sendo o vice-artilheiro da Série B com 16 gols marcados. O habilidoso Michael também foi bastante importante, sendo responsável por muitas boas jogadas e assistências. Já o treinador Ney Franco colocou o time em um novo patamar. E agora vai deixar a Serrinha.

Continua após a publicidade

O cenário era o da quinta rodada da segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O alviverde sofria com a ameaça do rebaixamento e decidiu demitir o então técnico Hélio dos Anjos, campeão do Goianão, para apostar em Ney Franco. A estreia do novo líder esmeraldino no torneio nacional foi justamente contra o líder Fortaleza, que já estava embalado e ainda se sagraria como o grande vencedor no fim da temporada. O resultado: 3 a 0 para os cearenses. Em seguida, desta vez em casa, o Goiás enfrentou o Guarani e empatou por 1 a 1. A crise parecia que permaneceria quando a equipe perdeu no Serra Dourada para o lanterna, o Boa.

Naquele ponto, o torcedor já estava pressentindo que o ano de 2018 seria de sofrimento contra o descenso, ou no máximo uma arrancada rumo ao meio da tabela de classificação. Uma vitória sobre o Atlético em clássico disputado somente com rubro-negros no Estádio Olímpico começou a dar o verde da esperança para o Goiás. Um novo tropeço adiou a evolução esmeraldina, mas Ney Franco seguiu com suas ideias, e começou a colher os frutos. Bateu Paysandu, Londrina, CRB, Avaí, Criciúma e empatou com Juventude nas seis rodadas disputadas durante a Copa do Mundo da Rússia. Dali para a frente, a equipe ganharia mais fôlego.

A verdade é que Ney Franco passou a se tornar um símbolo da retomada alviverde não só na competição, mas também na temporada. Em 34 partidas, o treinador conseguiu 18 vitórias, cinco empates e 11 derrotas. Levou o clube até o G-4 e conquistou o acesso uma rodada antes do desfecho do campeonato, diante do Oeste, fora de casa, em um triunfo de 3 a 1 de virada. É verdade que se despediu do torneio de forma um tanto quanto doída, perdendo para o Brasil de Pelotas em um Serra Dourada lotado. Contudo, deixou o Goiás em quarto, com 60 pontos somados.

A permanência de Ney Franco no comando do esmeraldino para 2019 era uma das prioridades para a diretoria. Entretanto, em reunião na sede do clube, o profissional nem quis ouvir proposta e decidiu deixar a cidade de Goiânia. Segundo o próprio Goiás em suas redes sociais, o treinador saiu para dar prosseguimento aos seus projetos pessoais, o que provavelmente indica que ele tem alguma(s) proposta(s) em mãos. A cúpula do comando do clube agora deve correr atrás de um novo nome, para não perder tempo no planejamento para 2019. 

Veja Também