Flu e Furacão decidem quem vai para a final da Sul-Americana

No jogo de volta das semifinais da Copa Sul-Americana, donos da casa precisam reverter uma vantagem paranaense de 2 a 0

Postado em: 28-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Flu e Furacão decidem quem vai para a final da Sul-Americana
No jogo de volta das semifinais da Copa Sul-Americana, donos da casa precisam reverter uma vantagem paranaense de 2 a 0

*Luiz Felipe Mendes

Assistir a uma partida de mata-mata em qualquer competição é sempre emocionante, pois as equipes sabem que se perderem são eliminadas e perdem a chance de uma taça. Assistir a uma partida de mata-mata na Sul-Americana entre dois times brasileiros tem um gosto ainda melhor. Pelo jogo de volta do torneio continental, o Fluminense recebe hoje o Atlético Paranaense às 21h45 no Maracanã. O duelo de ida terminou em 2 a 0 para o Furacão.

Continua após a publicidade

Há quase um mês, no dia 7 de novembro, os dois tupiniquins se enfrentariam pela primeira vez na semifinal do campeonato. Naquela época, as duas equipes possuíam uma situação confortável no Brasileirão e apostavam todas as fichas na Sul-Americana, para terminar a temporada com um título na conta e uma vaga na Libertadores. Na Arena da Baixada, Renan Lodi e Rony balançaram a rede e o Atlético Paranaense saiu na frente na busca por um espaço na final. Desde então, o cenário dos clubes mudou bastante no panorama de 2018.

O objetivo do Flu passou a ser somente acumular o número de pontos suficientes para que a equipe eliminasse qualquer remota chance de rebaixamento. Porém, o time não conseguiu jogar bem e agora está há incríveis seis jogos sem marcar um gol sequer, retrospecto que fez com que os cariocas chegassem na última rodada do Campeonato Brasileiro ameaçados pelo descenso. O Furacão vive um momento oposto, pois ainda tem chances de se garantir na Libertadores pelo G-6, caso não vença a Sul-Americana. Para isso, no entanto, precisaria secar o Atlético Mineiro.

Para reverter a vantagem conquistada na cidade de Curitiba, o Fluminense precisa vencer por três gols de diferença – um 2 a 0 carioca levaria a disputa para os pênaltis. Vale lembrar que há o gol fora de casa como critério de desempate. Mesmo que ainda seja possível dar a volta por cima na competição da América do Sul, o Tricolor tem suas dúvidas se é sábio continuar apostando na competição, sendo que no próximo fim de semana o clube pode terminar melancolicamente o ano, rebaixado para a Série B. O Atlético, por sua vez, está bem mais tranquilo, pois tem o placar a seu favor e um clima muito mais leve que o dos adversários.

O vencedor do confronto decisivo de hoje vai aguardar aquele que triunfar no embate de amanhã, entre os colombianos Junior Barranquilla e Independiente Santa Fé. No jogo de ida, o Junior ganhou por 2 a 0, mas sua vantagem é ainda maior se considerarmos que o resultado foi conseguido fora de casa. Antes de pensar na final da Sul-Americana, porém, o Atlético Paranaense ainda visita o Flamengo no sábado que vem, na tentativa da vitória, enquanto torce por um tropeço do Galo diante do Botafogo. Enquanto isso, o Fluminense vai receber o América Mineiro no domingo, em enfrentamento direto contra a ameaça do Z-4. 

Ficha técnica 

Fluminense x Atlético Paranaense 

Local: Estádio Maracanã, hoje, às 21h45, no Rio de Janeiro-RJ. Árbitro: Julio Bascuñan (Chile). Assistentes: Christian Schiemann (Chile) e Jose Retamal (Chile).  

Fluminense: Júlio César (Rodolfo); Léo, Gum (Paulo Ricardo), Digão e Ayrton Lucas; Richard, Jadson e Sornoza; Júnior Dutra, Luciano e Everaldo. Técnico: Marcelo Oliveira.

Atlético Paranaense: Santos; Jonathan, Thiago Heleno, Léo Pereira e Renan Lodi; Wellington (Bruno Guimarães), Lucho González e Raphael Veiga; Marcelo (Rony), Nikão e Pablo.

Técnico: Tiago Nunes. 

Veja Também