Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Última rodada tem fuga do Z-4 e briga por Liberta

Com o título já assegurado pelo Palmeiras, a Série A do Brasileiro ainda apresenta indefinições que vão se resolver no fim de semana

Postado em: 01-12-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Última rodada tem fuga do Z-4 e briga por Liberta
Com o título já assegurado pelo Palmeiras, a Série A do Brasileiro ainda apresenta indefinições que vão se resolver no fim de semana

O Fluminense é um dos times que lutam contra o descenso, e precisam superar crise para escapar

*Luiz Felipe Mendes

Não é loucura dizer que o Campeonato Brasileiro é um dos mais equilibrados no mundo. Afinal, em toda a história foram 17 campeões diferentes, um número impressionante. Somente na era dos pontos corridos, foram sete vencedores em 16 edições. Neste ano, o campeão foi definido com uma rodada de antecedência, mas isso não significa que o torneio perdeu a emoção. Na 38ª e última rodada, neste fim de semana, ainda há luta em frentes opostas.

Continua após a publicidade

No sábado, às 19 horas, ocorrem dois jogos que vão definir quem vai para a Libertadores de 2019 via G-6. No Estádio Independência, o Atlético Mineiro (6º) recebe o Botafogo (9º). No Maracanã, o Atlético Paranaense (7º) visita o Flamengo (2º). Nos dois embates, os cariocas não possuem nenhuma pretensão, sendo que o rubro-negro já garantiu vaga direta na Liberta e não tem mais chances de título, enquanto o alvinegro estacionou no meio da tabela de classificação. Para os Atléticos, no entanto, a situação é outra. Os mineiros estão com 56 pontos, enquanto os paranaenses estão com 54. Ambos precisam vencer se quiserem terminar no G-6. O Furacão, porém, ainda pode ir para a Liberta via Sul-Americana.

No domingo, com todos os duelos marcados para às 17 horas, o destaque é a fuga da zona de rebaixamento. Vitória (19º) e Paraná (20º)  já não têm mais chances de escapar – o primeiro enfrenta o campeão Palmeiras (1º) no Allianz Parque e o segundo pega o Internacional (3º) no Estádio Durival Britto, em sua despedida da elite nacional. Para Fluminense (14º), Vasco (15º), Chapecoense (16º), América Mineiro (17º) e Sport (18º), por outro lado, uma vitória é imprescindível, pois todos eles estão ameaçados pela zona da degola e vão jogar a vida neste domingo, com a presença de confrontos diretos.

No Maracanã, o Flu recebe o América Mineiro. A vantagem está com o Tricolor por dois motivos: a partida é em sua casa e ele precisa somente do empate para assegurar sua permanência na primeira divisão. Entretanto, são incríveis oito jogos sem marcar um gol sequer, o último foi anotado no dia 31 de outubro, há um mês. Além disso, o técnico Marcelo Oliveira foi demitido após ser eliminado pelo Atlético Paranaense na Sul-Americana e o comandante será o interino Fábio Moreno. Essa combinação de fatores negativos empolga o Coelho, que com uma vitória escapa do Z-4. Já o Flu pode até perder e ainda assim fugir do rebaixamento, e vamos agora entender o porquê.

Na Arena Condá, a Chape enfrenta o São Paulo (5º), o qual por sua vez precisa triunfar para ter a chance de encerrar a Série A no G-4, com vaga direta para a Liberta, em vez de ter que participar da Pré-Libertadores. Na Arena Castelão, o Vasco necessita de bater o Ceará (13º) para depender somente de si. Se o Flu perder, mas o Vasco ou a Chape não vencerem, o tricolor carioca foge do descenso, mas para isso precisa torcer pela combinação de resultados. Por fim, o Sport, com a maior probabilidade de ir para a Série B, recebe o Santos (10º) na Ilha do Retiro. O Grêmio (4º), querendo se manter entre os quatro melhores, pega o Corinthians (12º) na Arena do Grêmio. Já Bahia (11º) e Cruzeiro (8º) jogam somente para cumprir tabela no Estádio de Pituaçu, em Salvador. 

Veja Também