Com ajuda de Tadeu, Goiás elimina o Cuiabá nos pênaltis e avança às oitavas da Copa do Brasil

Goleiro esmeraldino defendeu três pênaltis

Postado em: 23-05-2024 às 22h15
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Com ajuda de Tadeu, Goiás elimina o Cuiabá nos pênaltis e avança às oitavas da Copa do Brasil
Cuiabá empatou no tempo regular, mas não se garantiu nos pênaltis e perdeu por 3 a 1 (Foto: AssCom Dourado)

O Goiás venceu o Cuiabá nos pênaltis, nesta quinta-feira (23), e avançou para as oitavas de final da Copa do Brasil. O Esmeraldino chegou para o duelo com um gol de vantagem, conquistado no primeiro jogo. Na Arena Pantanal, a partida não foi de muitas chances. O Dourado pressionou muito, conseguiu empatar o placar agregado nos minutos finais e levou a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, o goleiro Tadeu, que já tinha salvado o time durante o tempo regular do jogo, cresceu mais uma vez, defendeu três cobranças e ajudou o Goiás a avançar às oitavas e a faturar R$ 3,4 milhões. 

O jogo

Dentro de casa, o Cuiabá adotou uma postura ofensiva, pois precisava da vitória para avançar. Nos minutos iniciais, o Dourado teve mais posse de bola, mas não soube aproveitar o volume de jogo. A equipe chegou a ter 71% de posse de bola, mas só finalizou quatro vezes. O time do técnico Petit teve dificuldades para se infiltrar no campo de defesa do Goiás. Em situação mais confortável, o Esmeraldino contava com um gol de vantagem e focou em se defender e desarmar as ofensivas do adversário.  

Continua após a publicidade

Nos minutos finais da primeira etapa, o Goiás teve uma chance de ataque. Cristiano avançou em velocidade e tentou cruzar para Paulo Baya, mas a defesa adversária foi mais rápida e parou a jogada. Aos 46, Pitta chegou a balançar as redes para o Cuiabá, mas a arbitragem apontou impedimento do atacante paraguaio e anulou o gol. Com poucas chances, a partida foi para o intervalo empatada. 

A segunda etapa continuou no mesmo ritmo. O destaque foi o goleiro do Goiás. Tadeu salvou a meta goiana em chute rasteiro do atacante Pitta, em ataque de fora da área de Lucas Mineiro e em tentativa de Clayson. Porém, com tanta pressão, o Cuiabá conseguiu furar a retranca do Goiás aos 34 minutos. Lucas Mineiro aproveitou sobra dentro da área e bateu de primeira, a bola desviou em Bruno Alves e foi direto para o fundo das redes. O gol empatou o placar agregado e levou a decisão para os pênaltis. 

Nas cobranças, a estrela de Tadeu brilhou mais uma vez. O Goiás começou batendo e marcou com David Braz, Luiz Henrique e Wellington. Rafael Gava foi o único que errou do lado Verde. Já o Cuiabá foi parado pelo goleiro goiano. Pitta marcou o primeiro, mas Max, Clayson e Lucas Mineiro foram defendidos por Tadeu.  Por 3 a 1, o Goiás se classificou e eliminou o Cuiabá dentro de casa. Essa é a segunda eliminação da equipe mato-grossense dentro de casa para um clube goiano. No início do mês, o time caiu na Copa Verde para o Vila Nova, também nos pênaltis.

Ficha técnica

Cuiabá 1 x 0 Goiás 

Data: 23 de maio de 2024

Hora: 19h30 

Local: Arena Pantanal, em Cuiabá 

Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (FIFA) (RS)

Assistentes: Maira Mastella Moreira (FIFA) (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)

Gols: Bruno Alves aos 34 min/2T (Cuiabá)

Cuiabá: Walter; Matheus Alexandre (Railan), Marllon, Bruno Alves e Rikelme (Ramon); Lucas Mineiro, Denílson (Max) e Fernando Sobral; Jonathan Cafu (Eliel), Pitta e Clayson. 

Técnico: Petit

Goiás: Tadeu; Lucas Ribeiro, Edson, David Braz e Diego; Macão Silva, Juninho (Rafael Gava) e Cristiano (Wellington); Thiago Galhardo (Douglas Borel), Paulo Baya (Luiz Henrique) e Welliton (Ángelo Rodríguez).

Técnico: Márcio Zanardi

Veja Também