Com nomes famosos do automobilismo real e virtual, E-Stock tem classificados para primeira fase

Disputando premiação, 80 pilotos conseguiram vaga para o campeonato que começa no próximo seis de junho

Postado em: 29-05-2024 às 14h24
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Com nomes famosos do automobilismo real e virtual, E-Stock tem classificados para primeira fase
Primeira fase do campeonato virtual oficial da Stock Car em 2024 começa em junho | Foto: Divulgação/IRB Esports

A E-Stock 2024 já tem os pilotos classificados para a primeira fase do campeonato. O campeonato virtual oficial da Stock Car Pro Series definiu os competidores que vão acelerar para seis etapas na plataforma iRacing, entre seis de junho e 1º de agosto. Oitenta pilotos, sendo 40 da categoria Pro e outros 40 da classe Pro-Am, estão garantidos no grid, além de cinco nomes que atuam no automobilismo real e que correm na Stock Car e na Stock Series.

Arthur Gama, Arthur Leist, Dudu Barrichello, Felipe Baptista e Gustavo Frigotto participaram das seletivas e estiveram entre os classificados — avançaram para a primeira fase do campeonato os pilotos com as melhores médias em quatro voltas lançadas completadas na pista de Laguna Seca, nos Estados Unidos. Entretanto, os pilotos das pistas de verdade entram como convidados, abrindo assim espaço para a entrada de mais nomes classificados e vindos do automobilismo virtual.

O AV também reúne muitos pilotos com histórico de participações e vitórias na própria E-Stock e que chegam ao campeonato de 2024 entre os postulantes ao título, como Luiz Felipe Tavares (vice-campeão de 2023), Felipe Pascoal (campeão de 2022 na classe Virtual Am), Daniel Mageste, Luizinho Gonzaga, Marcos Riffel, Rademac Romanetto, Victor Veloso, entre tantos outros. Destaque também para Célio Vinícius, piloto que compete atualmente na Turismo Nacional e é um habitué do automobilismo virtual, além de ostentar o título de heptacampeão mundial de jet ski.

Continua após a publicidade

Primeira fase

Agora os classificados nas seletivas já se preparam para o campeonato propriamente dito, que terá início na próxima quinta-feira. As corridas da fase de abertura da E-Stock 2024 começam com a etapa de Interlagos (seis de junho), seguidas pela de Road America (20 de junho), Hungaroring (quatro de julho), Okayama (18 de julho), Algarve (25 de julho) e Hockenheim (1º de agosto).

Segundo as mesmas diretrizes do primeiro cronograma, o processo seletivo de pilotos para a segunda fase será realizado entre cinco e 12 de agosto. Os selecionados também vão correr em seis etapas: Nürburgring (22 de agosto), Road America (cinco de setembro), Suzuka (19 de setembro), Ímola (três de outubro), Spa-Francorchamps (17 de outubro) e Interlagos (31 de outubro).

Inspirada no novo regulamento da Stock Car real para 2024, a E-Stock também terá como ápice da etapa uma prova com 50 minutos, em que os competidores terão de fazer um pit-stop obrigatório. As corridas serão transmitidas ao vivo pelos canais da Stock Car e do IRB Esports no YouTube, da seguinte forma: a Pro-Am acelera a partir das 21h, enquanto a Pro começará suas provas às 22h15.

Os cinco melhores colocados de cada uma das fases em disputa vão se encontrar no Autódromo de Interlagos no fim de semana da Super Final BRB da Stock Car para decidir o campeão da E-Stock 2024.

O campeão da categoria Pro terá a chance de guiar um carro da categoria Turismo Nacional no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Já o dono do título na classe Pro-Am fará uma volta rápida para sentir a emoção da alta velocidade no mundo real.

Categoria dos carros mais vendidos do Brasil, a Turismo Nacional representa, a partir deste ano, o primeiro degrau da escada evolutiva que pode levar o piloto para a Stock Car. O campeão da categoria A da TN terá orçamento bonificado para subir à Stock Series em 2025. Já a divisão de acesso oferece ao campeão a premiação equivalente a R$ 2,5 milhões para ascender ao grid da Stock Pro no ano seguinte.

Veja Também