Brasil contou com seis tenistas nas chaves principais de Roland Garros após 36 anos

Além do número de representantes, os brasileiros receberam premiação milionária

Postado em: 05-06-2024 às 15h48
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil contou com seis tenistas nas chaves principais de Roland Garros após 36 anos
Destaque do Brasil, Bia Haddad não superou seu desempenho em 2023, quando chegou à semifinal, e perdeu na estreia (Divulgação/WTA)

Apesar das derrotas na estreia de Roland Garros 2024, o Brasil fez história pela quantidade de representantes no torneio francês. Pela primeira vez nos últimos 36 anos, seis atletas brasileiros disputaram a chave principal de simples em um Grand Slam. O país foi representado por Bia Haddad, Thiago Wild, Gustavo Heide, Thiago Monteiro, Felipe Meligeni e Laura Pigossi. 

A última vez que o país teve tantos representantes num Grand Slam foi em 1988, também no torneio francês, que acontece em Paris. Na ocasião, o Brasil contou com sete nomes, representado por Gisele Miró, Luciana Corsato, Niege Dias, Patrícia Medrado, Cássio Motta, Luiz Mattar e Marcelo Hennemann. De todos eles, Corsato, Motta, Mattar e Hennemann conseguiram avançar à segunda rodada, os outros se despediram na estreia.

Em 2024, nenhum dos seis atletas triunfaram na estreia. A brasileira mais bem colocada no ranking mundial, Bia Haddad, perdeu por 2 sets a 1, para italiana Elisabetta Cocciaretto, com as parciais de 3 x 6, 6 x 4 e 6 x 1. A número 14 do ranking começou bem, mas levou a virada da adversária, que está em 51º lugar na lista. A atuação deste ano de Haddad ficou bem abaixo da apresentada no ano anterior. Em 2023 ela chegou às semifinais e foi derrotada pela atual número um do mundo, Iga Swiatek.

Continua após a publicidade

Número um do Brasil e 58º no mundo, Thiago Wild enfrentou o francês Gaël Monfils, 38º colocado do ranking, e perdeu por 3 sets a 1. Gustavo Heide, 174º do ranking, fez jogo acirrado contra o número 20 do mundo, Sebastian Baez. Ele levou a decisão para o quinto set, mas perdeu por 3 a 2. Já Thiago Monteiro, número 86 mundial, não conseguiu vencer o sérvio Miomir Kecmanovic, 57º colocado, e perdeu por 3 sets a 1. Em sua estreia em Roland Garros, Laura Pigossi, 119 no WTA, foi eliminada pela número 20 mundial, a ucraniana Marta Kostyuk, por 2 sets a 1.


Mesmo com as eliminações na primeira fase, os tenistas brasileiros faturaram um bom montante de premiação. Cada atleta eliminado no primeiro jogo recebeu 73 mil euros, cerca de R$ 420 mil. Os valores são iguais para homens e mulheres, e no total, a premiação brasileira foi de R$ 2,46 milhões. 

Veja Também