Russell garante pole position no Canadá com tempo idêntico ao de Verstappen

Britânico superou o piloto da Red Bull em sessão de classificação acirrada

Postado em: 08-06-2024 às 18h55
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Russell garante pole position no Canadá com tempo idêntico ao de Verstappen
A corrida principal acontece neste domingo (9) a partir das 15h | Foto: Reprodução/X

George Russell conquistou a pole position para o Grande Prêmio do Canadá em uma sessão de qualificação emocionante, neste sábado (8), no circuito Gilles Villeneuve. O piloto britânico superou Max Verstappen, mesmo com ambos registrando o mesmo tempo de volta.

Russell estabeleceu a referência inicial no Q3 com um tempo de 1m12.000s, mas Verstappen respondeu com uma volta igualmente rápida em sua última tentativa. De acordo com as regras da Fórmula 1, a pole position é concedida ao piloto que registrar o tempo mais rápido, e no caso de empate, o piloto que completou a volta mais rápida primeiro leva a vantagem.

Lando Norris, da McLaren, ficou a apenas 0.021s de Russell, conquistando o terceiro lugar no grid. Seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, assegurou a quarta posição. Daniel Ricciardo completou o top 5, celebrando 10 anos de sua primeira vitória na Fórmula 1 no circuito canadense.

Continua após a publicidade

Fernando Alonso se classificou em sexto, enquanto Lewis Hamilton, apesar de ter mostrado bom desempenho anteriormente, terminou em sétimo. Yuki Tsunoda, que teve sua permanência na Visa Cash App RB confirmada para 2025, ficou em oitavo, seguido por Lance Stroll e Alex Albon fechando o top 10.

A Ferrari teve um dia difícil, com Charles Leclerc e Carlos Sainz não conseguindo avançar para o Q3, e largando em 11º e 12º, respectivamente, apenas duas semanas após compartilharem o pódio em Mônaco.

Logan Sargeant conquistou sua melhor performance de classificação do ano, ficando em 13º com a Williams. Kevin Magnussen terminou em 14º, seguido por Pierre Gasly em 15º.

A surpresa no Q1 foi Sergio Perez. O mexicano foi eliminado na 16ª posição, marcando o segundo fim de semana consecutivo em que não conseguiu passar da primeira parte da classificação. Valtteri Bottas ficou em 17º, enquanto Esteban Ocon garantiu a 18ª posição, sem a penalidade de cinco posições que recebeu devido o incidente com Gasly em Mônaco. Nico Hulkenberg, da Haas, e Zhou Guanyu, da Kick Sauber, completaram o grid, em 19º e 20º, respectivamente.

Veja Também