The Last Dance? Riot Divulga o Futuro do CBLOL para 2025

O CBLOL Acabou? Confira melhor sobre a decisão da Riot em relação ao Campeonato Brasileiro de LOL

Postado em: 12-06-2024 às 21h17
Por: Maria Fernanda Soares Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: The Last Dance? Riot Divulga o Futuro do CBLOL para 2025

No dia de ontem (11/6), a Riot postou de forma detalhada as mudanças que acontecerão no LoL Esports na próxima temporada em 2025. A proposta inclui muitas novidades, entre elas um terceiro e novo evento internacional. A empresa informou também, o incentivo de criar ligas multirregionais na Ásia-Pacífico (APAC) e nas Américas.

Com a chegada de um novo Torneio Internacional, a Riot adicionou uma Nova Etapa ao calendário. Sendo assim, o LoL Esports terá 3 splits para se acompanhar:

Começando na próxima temporada, todas as regiões iniciarão com o novo torneio internacional/primeira etapa. Depois, uma segunda etapa qualificará as equipes para o MSI, que passará a acontecer aproximadamente no início de julho. A terceira e última etapa em cada região culminará em um Campeonato Regional e coroará um campeão da temporada em cada região. Focar em um Campeonato Regional em uma única temporada torna as etapas mais coesas e interconectadas, eleva o nível da competição para muitas de nossas partidas regulares da temporada e promove uma antecipação muito interessante para o Mundial, nosso maior evento do ano.” – lolesports

Continua após a publicidade

Além do novo campeonato, a Riot também decidiu unir as regiões das Américas.Entenda:

Por se tratar de regiões diferentes, os torneios de LoL seguiam o mesmo padrão. Na América no Norte temos a LCS, na América Latina a LLA, e no Brasil, o nosso querido CBLOL. Porém, a partir de 2025 será apenas uma região para as “Américas”, como um panamericano.

Apesar das regiões terem sido unificadas, a competição será dividida em conferências entre Norte e Sul. Assim, a LCS será a conferência do Norte e o CBLOL a do Sul. Com esta grande mudança, a LLA terá o seu fim decretado no próximo ano, dois times da liga serão direcionados para estas novas conferências, sendo um para cada “região”.

Menos times no CBLOL? Como vai funcionar?

Não estamos falando da extinção do CBLOL mas, da ausência de prováveis 4 times que jogam a competição hoje em dia. O campeonato passará a ter apenas 6 equipes que estão na franquia, porém a liga atual é composta por 10 times franqueados. Para completar, será 1 time movido da LLA como dito anteriormente e mais 1 time convidado vindo do Tier 2 (Academy). Na LCS será exatamente o mesmo modelo aplicado.

Quando se trata do Tier 2, o time “convidado” terá que disputar a sua vaga anualmente independente de seu lugar no campeonato. Então, existindo um universo em que o tal time convidado ganhe o CBLOL, mesmo sendo campeão, ele terá que jogar o torneio de classificação normalmente no fim da temporada.

UNIFICAR não significa MISTURARExplicando Melhor:

Apesar da unificação das regiões, a Riot continuou com os limites de regionalidades estabelecidos atualmente. Ou seja, as organizações norte-americanas não podem criar um time para disputar o Tier 2 aqui no Brasil. Apenas as equipes do LLA poderão disputar livremente qualquer conferência que desejarem (Porém a própria Riot deseja adicionar uma regra para isso futuramente).

O CBLOL foi criado em 2012 pela Riot, e desde então vem quebrando barreiras e gerando um ecossistema gigantesco junto com sua comunidade apaixonada e engajada. O diferencial do CBLOL para outras ligas, é a nossa forma de abraçar e acolher um campeonato. Basicamente, o nosso jeito brasileiro de ser faz com que sejamos únicos. Passaremos por um futuro incerto, mas o CBLOL já venceu muita coisa, a nossa comunidade já venceu muitos desafios. O Campeonato Brasileiro de League of Legends não irá parar por aqui, seguiremos firmes e nunca esqueceremos a nossa essência.

Confira mais sobre as mudança do LoL Esports em:

Veja Também