Brasil atropela Bulgária e conquista 11ª vitória consecutiva na Liga das Nações

Em busca do inédito, seleção feminina volta à quadra contra a Turquia no domingo

Postado em: 14-06-2024 às 19h14
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil atropela Bulgária e conquista 11ª vitória consecutiva na Liga das Nações
Com o resultado, as bicampeãs olímpicas se consolidam como únicas invictas na fase classificatória e garantem vaga nas quartas de final | Foto: Divulgação/Volleyball World

Em um jogo dominante do início ao fim, a seleção brasileira feminina de vôlei derrotou a Bulgária por 3 sets a 0 – com parciais de 25/11, 25/11 e 25/23 -, na madrugada desta sexta-feira (14), em Hong Kong, na China. A vitória, conquistada em apenas 1h18min, marca a 11ª vitória consecutiva da equipe na Liga das Nações de Vôlei (LNV) e garante a vaga para as quartas de final da competição.

Com o resultado, as brasileiras, que buscam o título inédito na LNV, se aproximam da liderança do ranking mundial, atualmente ocupada pela Turquia, atual campeã da competição. Uma vitória no último jogo da fase classificatória, contra a Turquia no domingo (16), garante ao Brasil a liderança do ranking, que será atualizado na próxima segunda-feira (17) pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). A posição no ranking definirá os cabeças de chave nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Continua após a publicidade

Tainara brilha e Ana Cristina retorna

A partida contra as búlgaras foi dominada pelas brasileiras desde o início. Com um forte saque e um ataque preciso, o time não deu chances para as europeias, vencendo os dois primeiros sets com tranquilidade por 25 a 11.

No terceiro set, a Bulgária esboçou uma reação e chegou a liderar o placar por 20 a 18. No entanto, a experiência e o talento das brasileiras prevaleceram, e a equipe reverteu a situação e fechou o jogo com um placar de 25 a 23.

A oposta Tainara foi a maior pontuadora da partida, com 19 acertos, sendo 14 no ataque, três no saque e dois no bloqueio. A ponteira Ana Cristina, que desfalcou a equipe nos últimos dois jogos devido a um desconforto muscular na panturrilha esquerda, também teve boa atuação, marcando 15 pontos.

Foco nas Olimpíadas

Com a vitória sobre a Bulgária, o Brasil assume a vice-liderança do ranking mundial de vôlei feminino, atrás apenas da Turquia. Uma vitória contra as turcas na última rodada da fase classificatória, no domingo (16), garante à seleção brasileira a liderança do ranking, o que pode ser crucial na definição dos cabeças de chave para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

“Acho que a gente está jogando como um time realmente. O nosso foco não é só agora, na Liga das Nações, mas num campeonato muito importante que são os Jogos Olímpicos”, ressaltou a oposta Tainara após o triunfo, em declaração à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

A LNV, que reúne as 16 melhores seleções do mundo, serve como preparação final para as Olimpíadas de Paris 2024. O desempenho da equipe na competição será fundamental para o técnico José Roberto Guimarães na definição da lista de convocadas para os Jogos.

Próximo desafio

O Brasil volta à quadra na manhã de domingo (16), às 6h (horário de Brasília), para enfrentar a Turquia na última partida da fase classificatória da LNV. O duelo será realizado em Hong Kong, na China, e definirá a liderança do grupo e a posição das equipes no ranking mundial.

Veja Também