Norris supera Verstappen e conquista pole position no GP da Espanha

Piloto britânico domina o Circuito da Catalunha com volta recorde e conquista segunda pole

Postado em: 22-06-2024 às 13h13
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Norris supera Verstappen e conquista pole position no GP da Espanha
Essa é a segunda pole da carreira do piloto britânico, a primeira desde o GP de Sochi em 2021 | Foto: Reprodução/Fórmula 1

Lando Norris garantiu a pole position para o Grande Prêmio da Espanha após uma classificação acirrada. O piloto britânico registrou um tempo de 1m11.383s, superando Max Verstappen por apenas dois centésimos de segundo. Esta é a segunda pole position da carreira de Norris, a primeira desde 2021 em Sochi.

Lewis Hamilton e George Russell mostraram um desempenho competitivo, ficando com o terceiro e quarto lugares, respectivamente. Charles Leclerc e Carlos Sainz ocuparam a quinta e sexta posições, enquanto Pierre Gasly surpreendeu ao garantir o sétimo lugar.

Sergio Perez terminou em oitavo, mas perderá três posições no grid devido a uma penalidade recebida no GP do Canadá. Isso beneficiará Esteban Ocon e Oscar Piastri, que sobem para o nono e décimo, respectivamente.

Continua após a publicidade

Fernando Alonso, que corre em casa, deu tudo de si para chegar à disputa pela pole position, não conseguiu avançar ao Q3, sendo eliminado por apenas alguns centésimos de segundo por Ocon. Alonso largará na 11ª posição, seguido por Valtteri Bottas e Zhou Guanyu em 12º e 15º, respectivamente. Nico Hulkenberg e Lance Stroll ficaram entre eles.

Kevin Magnussen não conseguiu acompanhar o ritmo de seu companheiro de equipe Hulkenberg, caindo na primeira fase da classificação em 16º lugar. Stroll, que parecia ter sido prejudicado por Logan Sargeant durante o Q1, por pouco não o eliminou.

Uma série de atualizações prometia consolidar a posição da Visa Cash App RB no meio do pelotão da F1 neste fim de semana, mas as dificuldades nos treinos se refletiram na classificação, com Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo ocupando decepcionantes 17º e 18º lugares, respectivamente.

A Williams também teve uma das sessões mais difíceis da temporada, com Alex Albon e Sargeant incapazes de evitar que a equipe terminasse nas últimas posições.

Veja Também