Brasil estreia na Copa América com empate sem gols contra a Costa Rica

Seleção não conseguiu transformar o volume de jogo em gols

Postado em: 25-06-2024 às 00h32
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil estreia na Copa América com empate sem gols contra a Costa Rica
Equipe brasileira teve o domínio do jogo, finalizou 19 vezes, mas não conseguiu marcar (Foto: Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

O Brasil deixou a desejar em sua estreia na Copa América, nesta segunda-feira (24). A seleção brasileira empatou em 0 a 0 com a Costa Rica, no SoFi Stadium, em Los Angeles, Califórnia. Em um jogo dominado, a equipe Canarinha não se valeu do título de favorita e empatou com um time tecnicamente inferior. O Brasil teve várias chances de abrir o placar e passou boa parte do jogo em seu campo de ataque. O time chegou a marcar, mas teve o gol anulado. O duelo terminou com 19 finalizações brasileiras contra duas do adversário. 

O jogo foi válido pelo Grupo D do torneio, e com o resultado, o Brasil é o segundo da chave, empatado em pontos com a Costa Rica. A Colômbia é a líder, após vencer o Paraguai na estreia. O Brasil volta a campo na próxima sexta-feira (28), contra a seleção paraguaia. 

O jogo

Continua após a publicidade

Como esperado, o Brasil começou com domínio do jogo. A equipe de Dorival Júnior teve maior posse de bola e criou mais jogadas, porém, a Costa Rica entrou no jogo preparada e soube se defender bem. Em alguns momentos, a equipe costarriquenha colocou nove jogadores no campo defensivo e impediu a chegada do ataque brasileiro. Mesmo com dificuldades, o Brasil seguiu com a pressão e teve mais chances. Rodrygo finalizou rasteiro e a bola passou rente à trave. Raphinha tentou novamente com chute que explodiu no goleiro Sequeira. Paquetá também arriscou, com chute na entrada da área, mas mandou para fora.

O melhor momento do Brasil foi aos 30 minutos. Raphinha cobrou falta em direção à área, a bola desviou em Rodrygo, Marquinhos aproveitou a sobra e mandou para o gol, porém, o VAR foi acionado e apontou posição de impedimento do zagueiro brasileiro. Com o gol anulado, a partida foi para o intervalo em 0 a 0. 

Na volta da segunda etapa, o ritmo continuou o mesmo. A seleção costarriquenha continuou com a mesma estratégia defensiva, com oito jogadores postados na área. Aos poucos, o Brasil criou chances e voltou a pressionar com muitos ataques. Aos 17, Paquetá quase abriu o placar, mas a bola foi na trave.

Nos minutos finais, a Costa Rica saiu mais para o jogo, foi algumas vezes para o ataque, porém isso deu mais liberdade para o Brasil avançar. A equipe pressionou muito no final do jogo, teve ótima chance com Bruno Guimarães e Lucas Paquetá, mas o time não conseguiu transformar o volume de jogo em gols e terminou a partida de estreia em 0 a 0.

Ficha técnica

Brasil 0 x 0 Costa Rica

Data: 24 de junho de 2024

Hora: 22h

Local: SoFi Stadium, em Los Angeles, Califórnia

Árbitro: César Ramos (MEX)

Assistentes: Alberto Morin e Marco Bisguerra (MEX)

VAR: Guillermo Pacheco (MEX)

Cartões amarelos: Calvo e Ugalde(Costa Rica); Éder Militão (Brasil)

Brasil: Alisson; Danilo, Marquinhos, Militão e Guilherme Arana; João Gomes (Martinelli), Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Raphinha (Endrick), Vinicius Jr. (Savinho) e Rodrygo.

Técnico: Dorival Júnior 

Costa Rica: Sequeira; Mitchell, Juan Vargas, Calvo e Quirós; Lassiter (Mora), Brenes (Bran) e Galo; Zamora (Campbell) ; Aguilera (Taylor) e Ugalde (Madrigal).

Técnico: Gustavo Alfaro

Veja Também