Palmeiras é derrotado pelo Fortaleza e perde chance de ser líder

O Verdão foi derrotado pelo time nordestino com o placar final de 3 a 0

Postado em: 27-06-2024 às 16h03
Por: Gabriel Pires
Imagem Ilustrando a Notícia: Palmeiras é derrotado pelo Fortaleza e perde chance de ser líder
Fortaleza garantiu os três pontos com Lucero e Bruno Pacheco | Foto: Mateus Lotif/FEC

A equipe de Abel Ferreira seguia na caça pelo primeiro lugar do Brasileirão Série A. Com 5 vitórias consecutivas, o Palmeiras visitou o Fortaleza no Castelão com a possibilidade de encerrar a rodada na liderança. Entretanto, com uma escalação questionada pela torcida, o Verdão foi derrotado pelo time nordestino com o placar final de 3 a 0.

Após a derrota, o Palmeiras se encontra na quarta posição da tabela com 23 pontos, um ponto de diferença do líder Flamengo. Portanto, se a vitória no Castelão fosse concretizada a liderança da rodada seria do alviverde paulista. Além disso, em terceiro e na vice-liderança se encontram respectivamente Botafogo e Bahia, com 24 e 23 pontos.

Marcos Rocha, Mayke, Piquerez e Caio Paulista, esses foram os quatro laterais de ofício escalados por Abel Ferreira na partida da última quarta-feira (26). Não é a primeira vez que o português posiciona Mayke atuando como um meia-direita, e quando ataca se torna um ponta invadindo a área. Abel Ferreira repetiu este conceito do lado esquerdo com Caio Paulista, mas o placar mostra a ineficiência do setor ofensivo neste esquema.

Continua após a publicidade

A partir disso, sem Dudu, Estêvão ou Veiga, o que restou para o ataque palmeirense foi apelar para as jogadas aéreas. No fim dos 90 minutos, o Verdão havia finalizado cerca de 17 vezes no gol de João Ricardo. O dado retrata que houve sim um volume de ataque na área do Leão, mas pouca efetividade.

Leia mais – Palmeiras

Palmeiras concretiza venda de Estêvão para o Chelsea

Rony, que deveria ser a referência do ataque, mesmo afastando os blocos de marcação do Fortaleza, não viu o espaço criado sendo aproveitado com finalizações de fora da área, principalmente na primeira metade com Gabriel Menino e Caio Paulista. Dessa forma, estas oportunidades só foram surgir com mais sequência nos pés de Raphael Veiga e Dudu, quando ambos entraram no segundo tempo.

Por fim, a defesa palmeirense viu o Fortaleza criar jogadas rápidas de contra-ataque com passes verticais e sólidos. Mesmo com um número de posse de bola inferior, o Leão do Pici foi mais eficaz, três gols ou melhor, três pinturas. Lucero e Bruno Pacheco foram os pregos do caixão alviverde. Com isso, o topo da tabela, posição que o Palmeiras parece acostumado, terá que esperar pelo menos mais uma rodada.

Veja Também