6 Horas de São Paulo já tem sua lista de inscritos e traz “constelação” a Interlagos

Etapa que marca o regresso do FIA WEC ao Brasil depois de dez anos terá 19 hypercars, 18 carros da classe GT3 e um incrível contingente de 109 pilotos, com grandes astros do esporte a motor mundial

Postado em: 27-06-2024 às 17h17
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: 6 Horas de São Paulo já tem sua lista de inscritos e traz “constelação” a Interlagos
Ao todo, serão 109 os pilotos inscritos, de 28 nacionalidades e cinco continentes diferentes | Foto: DPPI/FIA WEC

Campeonato Mundial de Endurance, o FIA WEC anunciou, nesta quarta-feira (26), os inscritos para a disputa da Rolex 6 Horas de São Paulo, etapa marcada para os dias 12 a 14 de julho, a quinta da temporada 2024 e que representará a volta do “espírito de Le Mans” ao Brasil depois de dez anos. O Autódromo de Interlagos vai receber os protótipos mais espetaculares do automobilismo e os cobiçados superesportivos GT3 em um evento que, pouco mais de duas semanas antes da largada, já prova ser gigante em vários aspectos. Os ingressos ainda estão à venda e podem ser adquiridos por meio do link.

Ao todo, serão 109 os pilotos inscritos, de 28 nacionalidades e cinco continentes diferentes. A lista contempla 19 tripulações listadas na classe principal do FIA WEC, a Hypercar, e outros 18 GT3. O Brasil será representado na pista por dois pilotos, ambos na GT3: o curitibano Augusto Farfus e o carioca Nicolas Costa.

A relação traz poucas mudanças na comparação com a última prova de seis horas do calendário antes da etapa brasileira, a TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps, disputada em maio — as 24 Horas de Le Mans, realizadas em junho, tiveram 62 carros inscritos, sendo 23 Hypercars, 23 GT3 e outros 16 LMP2, totalizando 186 competidores.

Continua após a publicidade

Uma das mudanças na escalação habitual do campeonato está na classe Hypercar. O Porsche 963 #99 vai correr desfalcado do britânico Harry Tincknell, que terá compromissos no IMSA SportsCar em Mosport, no Canadá, e não terá substituto. Desta forma, a equipe será representada pela dupla formada pelo suíço Neel Jani e o francês Julien Andlauer, uma das sensações da etapa do FIA WEC disputada em Spa-Francorchamps.

Outra tripulação que terá mudança em relação ao cronograma original é o da Akkodis ASP Team. O Lexus RC F LMGT3 #78 terá a substituição de Timur Boguslavskiy pelo austríaco Clemens Schmid, que fez sua estreia no FIA WEC na Bélgica. O europeu vai formar trio com o francês Arnold Robin e o sul-africano Kelvin van der Linde.

Constelação no “templo”

A lista de inscritos para a Rolex 6 Horas de São Paulo reunirá verdadeiros ícones do esporte a motor no circuito de 4.309 metros em Interlagos. Lenda viva das pistas, o nove vezes campeão mundial de motovelocidade, Valentino Rossi, vai correr pela primeira vez no autódromo paulistano e será um dos representantes do Team WRT no BMW M4 #46 da classe GT3, sendo um dos companheiros de equipe do brasileiro Augusto Farfus.

Jenson Button volta ao palco da conquista do seu único título mundial como piloto de Fórmula 1, conquistado em 2009. À época, o britânico defendia a BrawnGP e era companheiro de equipe de Rubens Barrichello. Em julho, o piloto voltará a acelerar o Porsche 963 #38. 

O francês Jean-Éric Vergne acelera no FIA WEC na condição de bicampeão da FIA Fórmula E, enquanto o holandês Nyck de Vries corre pela Toyota na Hypercar após levantar a taça de campeão da categoria dos carros elétricos em 2021 pela Mercedes.

São muitos os campeões do FIA WEC no grid em Interlagos, como André Lotterer, que integrou o trio do primeiro título da categoria máxima da categoria, iniciada em 2012. A lista traz outros nomes de peso na Hypercar como os também campeões do mundo Kamui Kobayashi, Mike Conway, Brendon Hartley, Sébastien Buemi, Loïc Duval, Ryo Hirakawa, além de Robert Kubica, um dos 13 ex-Fórmula 1 na lista e que levou o título da LMP2 no ano passado.

Entre as estrelas que vão desfilar em Interlagos na Rolex 6 Horas de São Paulo está Mick Schumacher, alemão de 25 anos, filho do heptacampeão de Fórmula 1, Michael Schumacher, e que também correu na categoria, entre 2021 e 2022, representando a Haas. Atualmente, Mick é piloto da Alpine Endurance Team no FIA WEC ao mesmo tempo em que também atua como reserva da Mercedes-AMG Petronas Formula One Team.

A relação da GT3 traz outro campeão mundial: o argentino José María López, que conquistou o título do FIA WEC na antiga classe LMP1 em 2017 e triunfou nas 24 Horas de Le Mans no ano de 2021. Na última edição da prova em La Sarthe, disputada em junho, ‘Pechito’ voltou a correr pela Toyota, sendo um dos pilotos do GR010 Hybrid #7, ao substituir Mike Conway, que se lesionou e não conseguiu fazer parte da corrida. Em São Paulo, o competidor nascido em Córdoba voltará ao volante do Lexus RC #87 da Akkodis ASP Team.

Veja Também