São Paulo x Vasco: final da Copinha terá times de campanhas sólidas

Tricolor Paulista e Cruz-Maltino se enfrentam hoje, às 15h30, no Pacaembu, para definir o grande campeão da Copa SP de 2019

Postado em: 25-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: São Paulo x Vasco: final da Copinha terá times de campanhas sólidas
Tricolor Paulista e Cruz-Maltino se enfrentam hoje, às 15h30, no Pacaembu, para definir o grande campeão da Copa SP de 2019

*Luiz Felipe Mendes

Todo começo de ano é meio entediante para o fã de futebol brasileiro. Enquanto os estaduais não começam, pelo menos o torcedor pode acompanhar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, um dos campeonatos mais importantes do país na categoria sub-20. Mesmo que os estaduais já tenham se iniciado, os holofotes desta sexta-feira estarão novamente sobre a popular Copinha: a partir de 15h30, no Pacaembu, São Paulo e Vasco decidem o título.

Para saber mais sobre os times nesta atual edição, vamos voltar à fase de grupos. O São Paulo se classificou em segundo lugar no Grupo 7, atrás da Ferroviária, com uma campanha de duas vitórias e um empate. O Vasco, por sua vez, liderou o Grupo 27, mas também teve um rendimento de dois triunfos e uma igualdade. Na segunda fase, os paulistas despacharam facilmente o Rio Claro por 3 a 0. Com os cariocas não foi diferente – 4 a 0 sobre o Juventude. Até aqui, resultados bem parecidos. Na terceira etapa, as coisas foram um pouquinho diferentes. Enquanto o São Paulo derrotou a Ferroviária por 2 a 0, o Vasco passeou sobre o Manthiqueira, aplicando um placar de 5 a 1.

Continua após a publicidade

Nas oitavas de final, ambos ganharam por 3 a 0 seus respectivos jogos – o Tricolor contra o Mirassol e o Cruz-Maltino diante do Coritiba. As quartas foram consideravelmente mais complicadas, mas as coincidências uma vez mais reinaram. Na partida com o Cruzeiro, o São Paulo empatou em 1 a 1, mas levou nos pênaltis. No confronto com o Volta Redonda, o Vasco empatou em 1 a 1, mas levou nos pênaltis. As duas equipes pareciam uma espécie de espelho uma da outra, mas na semifinal a disparidade aumentou. Os paulistas golearam o Guarani por 5 a 2, mas os cariocas não tiveram vida fácil. Mediram forças com o Corinthians, maior campeão do torneio, e saíram ganhando por 2 a 0. Porém, cederam o empate, mas conseguiram uma vez mais se classificar nas penalidades máximas.

No histórico da competição, a camisa são-paulina pesa um pouco mais. O clube chegou em incríveis 11 decisões, ganhando três delas. Os vascaínos são um pouco mais modestos, com apenas duas finais no currículo, ganhando uma delas e perdendo a outra. Curiosamente, o único título do Vasco na competição foi justamente contra quem? O São Paulo, em 1992. Adivinha de que forma? Sim, nos pênaltis, após um empate de 1 a 1 no tempo regulamentar. Sem dúvidas, trata-se de um duelo recheado de coincidências, e que deve apresentar bastante emoção na tarde de hoje. Existem jogadores talentosos dos dois lados, como o atacante tricolor Antony e o meia cruz-maltino Lucas Santos, o que adiciona um tempero ao embate. Uma vez mais, o histórico Estádio do Pacaembu vai receber um jogo que promete ser excelente.

 

Veja Também