Com nove vencedores diferentes, Stock Car é super competitiva em 2024

Perto de concluir 50% da temporada, campeonato já teve metade do grid subindo ao pódio e impressiona por ter cinco líderes distintos após o mesmo número de etapas

Postado em: 24-07-2024 às 19h18
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Com nove vencedores diferentes, Stock Car é super competitiva em 2024
Equilíbrio e imprevisibilidade: as grandes marcas da Stock Car Pro Series | Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car

A Stock Car Pro Series volta a Goiânia e avança, no circuito misto de 3.835 metros, para a sexta etapa da temporada, nos dias 27 e 28 de julho. Marcada pelo equilíbrio e imprevisibilidade, a temporada se mostra cada vez mais empolgante. Durante as cinco rodadas, os números registrados reforçam a condição da principal categoria brasileira de ser uma das mais competitivas do mundo.

Em dez corridas disputadas nas cinco rodadas duplas, a temporada registrou nove vencedores diferentes. O único competidor a subir ao topo do pódio duas vezes foi Gaetano Di Mauro, na corrida principal de Interlagos e na sprint de Velocitta. 

Além de Gaetano, já venceram em 2024: Rafael Suzuki, Felipe Baptista, Felipe Massa, Cesar Ramos, Dudu Barrichello, Bruno Baptista, Daniel Serra e Julio Campos. Outro destaque é a quantidade de pilotos que já subiram ao pódio neste ano: 15 competidores já terminaram no top 3, ou o correspondente a metade do grid. Quem lidera a estatística é justamente o líder da temporada, Felipe Baptista, que escalou o pódio quatro vezes.

Continua após a publicidade

Companheiros de equipe na TMG Racing, Felipe Massa e Rafael Suzuki têm três pódios cada, assim como Thiago Camilo. Gaetano soma dois pódios, tal qual Ricardo Zonta, Ricardo Maurício, Dudu Barrichello, Julio Campos e Enzo Elias. Completam a lista Cesar Ramos, Bruno Baptista, Daniel Serra, o atual campeão, Gabriel Casagrande e Felipe Fraga, com um pódio para cada.

Alternância de líderes

Em cinco etapas concluídas, a temporada registrou cinco líderes diferentes. O desfecho da primeira etapa, em Goiânia, começou de forma positiva para o atual detentor do título. Gabriel Casagrande fechou o primeiro fim de semana de março na liderança do campeonato. 

Em seguida, a tabela viu uma verdadeira gangorra na primeira posição: Julio Campos subiu para a ponta com o desfecho da rodada de Interlagos, enquanto Rafael Suzuki assumiu a liderança com o término da etapa de Cascavel.

Dono de forte retrospecto no Autódromo Velocitta, com três vitórias, Ricardo Zonta tornou-se o quarto líder diferente depois da conclusão da segunda etapa do campeonato — iniciada em março e concluída em junho após a realização de corrida suspensa por conta do temporal na região de Mogi Guaçu. Naquele mesmo fim de semana, Felipe Baptista tomou o primeiro lugar e soma agora 451 pontos, contra 408 de Zonta e 406 de Campos.

Programação e transmissão

Em fim de semana que trará à pista em Goiânia também a Fórmula 4 Brasil e a Stock Series, os trabalhos começam na sexta-feira (26), quando serão realizados os treinos livres para a etapa. O sábado (27) será marcado com a classificação que vai definir o grid de largada das duas provas da etapa e com visitação aos boxes. E a corrida sprint, com 30 minutos mais 1 volta de duração, está marcada para começar às 15h30.

Cereja do bolo da nova jornada em Goiânia com o GP Chevrolet, o domingo (28) traz outra visitação aos boxes, quando o fã pode conhecer de perto seu ídolo, ver os carros que vão acelerar na pista e até ganhar brindes. E a prova principal que marcará a conclusão da etapa, com 50 minutos mais uma volta de duração, terá largada a partir de 14h.

O público pode acompanhar a Stock Car Pro Series ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band, SporTV, Motorsport.tv Brasil no YouTube. Além do site Grande Prêmio no YouTube, canal da Tribo do Gaules na Twitch, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.

Veja Também