FIA Girls on Track Estágio em Motorsports termina de forma bem sucedida em Goiânia

Estudantes de engenharia mecânica da região centro-este passaram quatro dias nos boxes de oito equipes

Postado em: 31-07-2024 às 20h30
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: FIA Girls on Track Estágio em Motorsports termina de forma bem sucedida em Goiânia
Rachel Loh entre as participantes do estágio na Stock Car e na F4 | Foto: Gabrielle Tiepolo/CFA

Foi positivo o saldo do FIA Girls on Track Brasil Estágio em Motorsports em equipes da Stock Car e da Fórmula 4 Brasileira promovido pela Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) no último fim de semana, em Goiânia.

Oito estudantes de engenharia mecânica, de Goiânia e do Distrito Federal, estiveram nos boxes da AMattheis Vogel, Blau Motorsport, Eurofarma, Ipiranga Racing, KTF Sports e Pole Motorsport, na Stock Car, e, na F4, da Bassani Racing e da TMG Racing F4.

Esta foi a primeira edição do Estágio em Motorsports na categoria de monopostos, e a quarta na Stock Car. Erika Prado, engenheira da TMG Racing F4, adorou ter a ajuda de uma estagiária no trabalho nos cinco carros do time. 

Continua após a publicidade

“Gosto de ensinar, quero ter mais mulheres junto comigo, e o primeiro passo é justamente esse. Mulheres estarem nas equipes só para aprender, sem nenhuma pressão, nenhuma cobrança”, aprova Erika, a única engenheira da F4.

Rafaela Ferreira também gostou do estágio. “É tudo uma correria, na pressão, então elas aprendem como é na prática, participando mesmo. A TMG tem trabalhado para trazer mulheres para perto. Fico feliz por ver a representatividade feminina crescendo, e em uma equipe que anda bem, não só por número de mulheres, mas representando mulheres muito bem”, diz a piloto da TMG Racing F4, dona de uma pole position, uma vitória e seis pódios, o último em Goiânia.

Cecília Rabelo, piloto da Bassani, igualmente aprovou: “Muito o legal o trabalho da CFA com várias meninas estagiando. É um incentivo muito grande para todas elas poderem aprender um pouco e se sentir mais à vontade quando forem entrar mesmo em uma equipe. Esse estágio pode agregar muito à experiência delas”.

O objetivo da CFA com o Estágio em Motorsports é justamente oferecer oportunidade de experiência às estagiárias em vários setores do mercado de trabalho no automobilismo.

“Foi um desafio grande com saldo positivo. Conseguimos atingir nosso objetivo de dar experiência para mulheres e oportunidade de fazerem networking. Elas saem com noção real do que é trabalhar no automobilismo. Algumas podem encontrar oportunidades de imediato. E todas aprendem que networking importa tanto quanto competência técnica”, explica Rachel Loh, engenheira da Amattheis MotorSport, a única da Stock Car, e coordenadora do Estágio em Motorsports.

“Agradecemos muito à Vicar e a todas as equipes que acolheram nossas estagiárias”, diz Bia Figueiredo, presidente da CFA criada por Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, e coordenadora do FIA Girls on Track Brasil, com a participação de Rachel Loh e da expert em marketing Bruna Frazão.

“Isso é bastante importante no mercado de trabalho de engenharia e mecânica no automobilismo, em que apenas menos de 1% dos profissionais são mulheres. Trabalhamos exatamente para aumentar esse índice nessas áreas e em todas as outras do automobilismo”, Bia afirma.

Veja Também