O que você precisa saber sobre o VAR no Campeonato Brasileiro

O árbitro de vídeo pode atuar em quatro ocasiões dentro da partida: Gol, pênalti, cartão vermelho direto e confusão de identidade

Postado em: 27-04-2019 às 12h25
Por: Raphael Bezerra
Imagem Ilustrando a Notícia: O que você precisa saber sobre o VAR no Campeonato Brasileiro
O árbitro de vídeo pode atuar em quatro ocasiões dentro da partida: Gol, pênalti, cartão vermelho direto e confusão de identidade

Felipe André

Neste sábado, 27 de abril, o Campeonato Brasileiro Série A inicia sua temporada pelos gramados de todo o Brasil. A competição nacional irá apresentar duas grandes novidades neste ano, a primeira e mais pedida será a utilização do árbitro de vídeo, ou VAR como preferir, em todas as 380 partidas do torneio. A segunda inovação fica por conta das novas regras do futebol que foram divulgadas pela Ifab (International Football Association Board) e que começará a valer a partir do dia 1º de junho em todo o mundo, mas para não mudar com o Brasileirão em andamento, as mudanças vão valer desde a primeira rodada.

Continua após a publicidade

Essa não é a primeira vez que uma competição nacional terá a utilização do VAR. A Copa do Brasil utilizou em 2018 e irá repetir na fase final desse ano. Houve a discussão sobre a possibilidade de utilizar o arbitro de vídeo desde a temporada passada no Brasileirão, porém a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fez um pedido alto, financeiramente, para os clubes que negaram naquela época.

O árbitro de vídeo pode atuar em quatro ocasiões dentro da partida: Gol, pênalti, cartão vermelho direto e confusão de identidade. Quando o árbitro dentro do campo assinala uma dessas situações descritas de maneira errada, o árbitro de vídeo tem o direito de rever e se constatado o erro, ele pede para o árbitro de campo ir para a tela na beira do gramado para dar uma segunda olhada no lance, para que ele tome a decisão final.

A entidade vai arcar com os custos de tecnologia e infraestrutura, enquanto as equipes vão ficar responsáveis pelas despesas de pessoal dos profissionais que vão operar a ferramento, que ficou estimado de R$ 350 mil para cada clube.

Situações em que o VAR deve atuar quando ocorre o gol

Verificar uma possível posição de impedimento na jogada de criação do gol (somente no lance que gerou o gol); Alguma infração da equipe que ataca na jogada de criação do gol (qualquer falta não marcada); Verificar se a bola saiu fora do campo antes do gol; Conferir se a bola entrou por inteira ou não. 

Situações em que o VAR deve atuar quando ocorre um pênalti

Um pênalti marcado de forma errada; Um possível pênalti que não foi marcado; Falta ou impedimento na origem da jogada, causada pela equipe que ataca; Se a bola saiu fora das quatro linhas antes do gol.

Situações em que o VAR deve atuar quando tem um cartão vermelho

As revisões limitam-se a expulsões diretas e não ao segundo cartão amarelo; O VAR observa uma falta de expulsão clara que não foi detectada pelo árbitro. 

Situação em que o VAR deve atuar quando se confunde a identidade de um jogador

Se o árbitro advertir com cartão amarelo ou expulsar um atleta de maneira errada, o VAR vai orientar o árbitro para que o jogador correto possa ser identificado e advertido. 

Veja Também