Goiás pega o Cruzeiro, invicto no Mineirão

Raposa perdeu apenas uma vez em 2019 – para o Flamengo, fora de casa -, e por isso o alviverde terá missão difícil neste domingo

Postado em: 04-05-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás pega o Cruzeiro, invicto no Mineirão
Raposa perdeu apenas uma vez em 2019 – para o Flamengo, fora de casa -, e por isso o alviverde terá missão difícil neste domingo

Luiz Felipe Mendes*

Goiás e Cruzeiro compartilhavam algo em comum nas primeiras semanas da temporada. Os dois times foram os últimos a perderem a invencibilidade no ano, depois de contarem com inícios arrasadores nos respectivos estaduais. Agora, no quinto mês de 2019, os dois vão medir forças neste domingo, no Mineirão, a partir das 16 horas. Pela terceira rodada da Série A do Brasileirão, as duas equipes buscam engrenar a segunda vitória na competição.

Continua após a publicidade

Até o momento, o esmeraldino disputou 22 jogos na temporada, pelo Campeonato Goiano, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Foram 15 vitórias, dois empates e cinco derrotas. No estadual, o alviverde ficou com o vice-campeonato, e no torneio nacional por mata-mata foi eliminado pelo CRB em casa. Na Série A, no entanto, começou com o pé direito, vencendo o Fluminense por 1 a 0 em pleno Maracanã. O Cruzeiro, por sua vez, faturou o Campeonato Mineiro, está classificado automaticamente para as oitavas de final da Copa do Brasil e ainda por cima está com a melhor campanha da Libertadores da América. Contudo, na primeira rodada do Brasileirão a Raposa perdeu para o Flamengo por 3 a 1 no Maraca, perdendo a invencibilidade em 2019. Até então, haviam sido 21 partidas, com 16 triunfos e cinco igualdades. 

Na segunda rodada da primeira divisão nacional, as situações se inverteram: o Goiás perdeu para o São Paulo por 2 a 1 no Serra Dourada e o Cruzeiro se recuperou em casa batendo por 1 a 0 o Ceará. Algumas consequências desses resultados vão poder ser observados no final de semana. No Goiás, o atacante Michael, tão querido pela torcida durante a Série B do ano passado e o Goianão deste, foi vaiado na exibição contra o Tricolor paulista. Por isso, o técnico Claudinei Oliveira optou por deixá-lo no banco de reservas, preservando o jogador para que ele continue sendo valioso no elenco. O substituto natural deve ser Renatinho. O restante da escalação é quase a mesma do jogo passado, com a exceção da entrada de Daniel Guedes na lateral direita no lugar de Kevin. Em relação à Raposa, o treinador Mano Menezes deve voltar a rodar o plantel, colocando de volta o lateral esquerdo Egídio e o meia Rodriguinho, com indefinição no meio de campo e na vaga de centroavante.

Na tabela de classificação, os goianos estão na frente por causa do saldo de gols. Em 11º, o esmeraldino soma três pontos e um saldo de zero, com dois gols marcados e dois sofridos. Em 14º, os mineiros estão também com três pontos, mas possuem um saldo de um gol negativo, pois balançaram as redes apenas duas vezes, tendo sido vazados em três oportunidades. Invicto no Mineirão, o Cruzeiro deve ir com grande parte da sua força, já que no meio de semana tem um compromisso pela Libertadores, torneio no qual já está classificado com folga, consequentemente podendo poupar algumas peças. O Goiás busca surpreender, da mesma forma que fez diante do Fluminense. Depois deste fim de semana, o alviverde vai poder descansar a semana inteira antes de receber o Ceará no Serra Dourada no sábado, dia 11 de maio, pela quarta rodada da Série A. A Raposa, após pegar o Emelec-EQU em seus domínios na quarta-feira, volta a campo no outro domingo para visitar o Inter.

 Ainda pela Série A, rodada traz emoção

Além de Goiás x São Paulo, a terceira rodada da elite do Campeonato Brasileiro promete trazer muita emoção neste final de semana. No sábado, tem Palmeiras x Internacional e Vasco x Corinthians às 19 horas e Ceará x Atlético Mineiro às 21 horas. No domingo, o calendário traz Chapecoense x Athletico às 11 horas, São Paulo x Flamengo, Botafogo x Fortaleza e CSA x Santos às 16 horas, além de Grêmio x Fluminense e Bahia x Avaí às 19 horas.

Os confrontos que abrem a rodada reúnem grandes clubes do futebol nacional. No Allianz Parque, o Palmeiras (4º) tenta se recuperar do tropeço contra o CSA diante de um Inter (13º) embalado pela última vitória sobre o Flamengo. Na Arena da Amazônia, o Cruz-Maltino (20º) tenta sair da lanterna em encontro com o Timão (10º), que também vem de triunfo contra a Chape. Mais tarde, o Vozão (5º) pega o Galo (2º) na Arena Castelão. No domingo, a Chapecoense (8º) visa repetir a primeira rodada e vencer na Arena Condá, desta vez diante do Athletico Paranaense (6º). No Morumbi, São Paulo (1º) e Flamengo (7º) travam provavelmente o embate mais interessante da rodada. No Nilton Santos, o Bota (12º) mede forças com o Fortaleza (15º), sendo que ambos venceram suas partidas no meio de semana. O CSA (18º) tenta segurar mais um paulista no Rei Pelé, desta vez o empolgado Santos (3º). Por fim, Grêmio (17º) e Fluminense (19º) tentam a primeira vitória na Série A dentro da Arena do Grêmio, e o Bahia (9º) encara o Avaí (16º) na Arena Fonte Nova.

 

 

Veja Também