Em busca das oitavas, Brasil enfrenta a Itália

Seleção feminina pode avançar para a próxima fase da Copa do Mundo da França até mesmo com uma derrota na tarde de hoje

Postado em: 18-06-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Em busca das oitavas, Brasil enfrenta a Itália
Seleção feminina pode avançar para a próxima fase da Copa do Mundo da França até mesmo com uma derrota na tarde de hoje

Luiz Felipe Mendes

O destino da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019 vai ser decidido hoje. Diante da Itália, a equipe treinada por Vadão faz o último jogo da fase de grupos, a partir das 16 horas, no Stade du Hainait. Com uma vitória ou um empate, o Brasil se garante nas oitavas de final da competição sem depender de outros resultados. Caso saia derrotado, o time ainda pode avançar matematicamente.

Eis a situação tupiniquim: uma vitória e uma derrota no Mundial da França. Na primeira rodada, a nossa seleção iniciou seu caminho com o pé direito ao bater a Jamaica por 3 a 0. Em seguida, tinha a chance de eliminar a Austrália e garantir a classificação para a próxima etapa, mas acabou perdendo por 3 a 2, ficando em segundo lugar no Grupo C, à frente das australianas por dois gols de saldo. O regulamento da Copa Feminina prevê que 16 das 24 seleções participem das oitavas – as duas melhores equipes de cada chave e as quatro melhores terceiras colocadas dos seis grupos existentes. Por isso, mesmo que perca para a Itália hoje, o panorama brasuca ainda pode ter final feliz.

Continua após a publicidade

Vamos às chances. Se triunfar sobre as italianas, que possuem seis pontos, o Brasil se garante nas oitavas. Caso vença por três gols ou mais de diferença, assume a liderança do grupo. Porém, a Austrália também tem o mesmo tanto de pontos do Brasil, e se fizer um grande saldo de gols contra as jamaicanas, podem subir ainda mais na tabela de classificação. O que importa, na realidade, é que ganhando ou empatando a amarelinha estaria confirmada no mata-mata. Perdendo, teria que torcer contra as seleções de outras chaves. No momento, Argentina, Camarões e Chile possuem menos pontos que o Brasil, e seria ideal que eles perdessem.

Com isso, a probabilidade da seleção brasileira garantir presença nas oitavas de final, mesmo passando sufoco, é grande. A presença da atacante Marta, seis vezes Melhor do Mundo, está garantida na escalação inicial. Contudo, as chances dela não conseguir terminar a partida por questões físicas são consideráveis, sendo que ela está retornando de lesão. Um desfalque certo é o da experiente meio-campista Formiga, que levou o segundo cartão amarelo no jogo passado e cumpre suspensão nesta tarde. Em compensação, a artilheira Cristiane, com quatro gols apenas neste Mundial, vai ser titular na esquadra do técnico Vadão. Depois de hoje, a Copa do Mundo ainda terá duelos válidos pela fase de grupos até quinta-feira, quando todos os classificados serão enfim confirmados.

 

Veja Também