Pan começa hoje e tem recorde competidores

Competição começa hoje com partidas de handebol e vôlei de praia. Foto: Agência Brasil/Time Petrobrás

Postado em: 24-07-2019 às 10h05
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Pan começa hoje e tem recorde competidores
Competição começa hoje com partidas de handebol e vôlei de praia. Foto: Agência Brasil/Time Petrobrás

Aline Bouhid

Os jogos de Lima, cujas primeiras disputas começam hoje (24), vão reunir 6.680 atletas de 41 países em 39 esportes. É a maior edição do Pan em número de atletas. Os Jogos Pan-Americanos podem ser traduzidos como a Olimpíada das Américas. Quinze cidades das Américas já receberam os jogos e o Brasil sediou o evento em duas oportunidades. É a primeira vez que os jogos são realizados no Peru.  

Os jogos Pan-Americanos tiveram sua primeira edição em 1951, em Buenos Aires, inspirados pelos Jogos Centro-Americanos e do Caribe, que já existiam desde 1926. Os jogos são promovidos pela Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), fundada em 1948 e reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Continua após a publicidade

Os Estados Unidos têm o melhor desempenho da história dos jogos. Foram 4.437 medalhas, com 1.964 delas de ouro. Em apenas duas edições, a primeira em Buenos Aires e a de Havana, em 1991, o país ficou em segundo no quadro de medalhas. Nos dois casos, a potência da América do Norte ficou atrás apenas do país-sede. No quadro geral de medalhas da história dos jogos, o Brasil está em quarto lugar, atrás de Estados Unidos, Cuba e Canadá.

Brasil no Pan

O Brasil já trouxe 1.205 medalhas, sendo 329 de ouro, 357 de prata e 519 de bronze. As modalidades mais vitoriosas do Brasil são natação (184 medalhas), atletismo (173 medalhas) e judô (124 medalhas). A melhor colocação do Brasil no quadro de medalhas foi em 1963. Nos jogos de São Paulo, o país ficou em segundo lugar, com 52 medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos. Em três edições que o Brasil ficou em terceiro no quadro geral de medalhas. A edição do Rio, em 2007, foi a que mais trouxe medalhas, um total de 157, sendo 52 de ouro. Naquele ano, o Brasil ficou atrás dos Estados Unidos e de Cuba. Nas duas edições seguintes, em 2011 e 2015, o país conquistou 141 medalhas em cada. Em 2011, em Guadalajara, a história se repetiu, com EUA e Cuba à frente. Quatro anos depois, em Toronto, o Brasil manteve a terceira posição, atrás de EUA e Canadá.

* Com informações da Agência Brasil

Veja Também