Jaraguá: o Leicester Goiano

Vitória sobre Atlético Goianiense foi a quarta em quatro jogos. Equipe alvinegra segue 100% - Foto: Assessoria Jaraguá

Postado em: 02-02-2020 às 12h15
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Jaraguá: o Leicester Goiano
Vitória sobre Atlético Goianiense foi a quarta em quatro jogos. Equipe alvinegra segue 100% - Foto: Assessoria Jaraguá

Victor Pimenta

O Jaraguá completa neste domingo (2), 91 anos de história. Apesar da primeira vez disputando a elite do campeonato goiano, o time alvinegro é o mais velho em relação aos outros clubes. Mesmo sendo novatos, tem jogado como se tivesse há anos na primeira divisão. Em quatro jogos disputados, quatro vitórias.

O Início

Continua após a publicidade

De acordo com registros, em 2007 foi a primeira vez que o Jaraguá disputou um campeonato profissional organizado pela Federação Goiana de Futebol (FGF). Na ocasião o time não foi tão bem na competição, somando apenas três pontos. Após oito anos desativados, o projeto retorno do clube ao cenário goiano começou ainda em 2016, com a criação da equipe Sub-20 do Jaraguá.

O Gavião estreava no Campeonato Goiano Sub-20, estando na segunda divisão e em seu primeiro ano, se sagraram campeões da categoria ao bater o Jardim América nas finais. O primeiro jogo foi perdido por 2 a 1 e o segundo vencendo no Amintas de Freitas, por 1 a 0. O clube ainda emplacou dois artilheiros: William Cardoso e Juranilson, tendo marcado nove gols cada. Na disputa da primeira divisão na categoria, o clube ficou em quinto lugar, atrás somente dos quatro semifinalistas e somando vinte e sete pontos.

Vendo que aquela geração da base deu resultado, decidiu colocar a garotada para sua primeira disputa de profissional e em 2017, dez anos após a última participação, o Jaraguá estava disputando novamente a Terceira Divisão do Goiano. Além de alguns garotos do Sub-20, o time que foi comandado por Coutinho trouxe outras peças para o campeonato, como o goleiro Johnathan, os zagueiros Rogério e Ramon, o volante Irlan e o atacante Flavinho. A partida de estreia, dia 26 de agosto, vitória sobre o Ceres por 1 a 0, gol anotado pelo volante Irlan.

Em sua primeira campanha após dez anos, o título veio e de forma invicta. Catorze jogos disputados, somando sete vitórias e sete empates e de quebra a defesa menos vazada, com o goleiro Johnathan tendo sofrido apenas um gol e na final, no empate diante do ABECAT, e se sagrando campeões pela melhor campanha na competição. Nas semifinais, o Gavião havia superado o Bom Jesus.

Divisão de Acesso

Em 2018, o Jaraguá participou da Divisão de Acesso (2ª Divisão do Goiano). O campeonato que aconteceu na forma de pontos corridos premiava os quatro primeiros lugares com o acesso. A equipe do Jaraguá iniciou com derrota para a Jataiense fora de casa por 2 a 1. Apesar da derrota no início da competição, o Jaraguá deu uma melhorada, mas acabou não subindo, porém, também não sendo rebaixado, fazendo dezesseis pontos, com cinco vitórias, um empate e oito derrotas.

Em 2019: Mais um título. O planejamento da equipe foi feito buscando o acesso e com isso trouxeram para o comando Ariel Mamede. O treinador então tratou de trazer um elenco jovem, mas que já fossem experientes e conhecessem o futebol goiano. Um campeonato que começou com vitória mais uma vez, por 3 a 2 sobre o Anápolis, no Amintas de Freitas, terminou com vitória e título ao vencer o América de Morrinhos por 1 a 0. Vinte pontos conquistados, com seis vitórias, dois empates e três derrotas, assim o Jaraguá conseguiria sua segunda conquista, a Divisão de Acesso.

Goianão

Antes mesmo do campeonato começar, o time perdeu algumas peças importantes para 2020, e a principal delas, o treinador Ariel Mamede, que acabou acertando com o Vila Nova. Então, a diretoria trouxe de trazer um comandante tão competente, experiente quanto o último e anunciou Lucas Oliveira. No elenco ainda permaneceram oito jogadores em relação a conquista da Divisão de Acesso. Os goleiros André Luis e Gabriel Félix, o lateral-direito Thiago Pina, o zagueiro Ramon Rezende, os volantes Renato Xavier e Dudu e os atacantes Marcos Paulo e Pedro Gabriel.

Se em 2017 e em 2019, anos das conquistas, em 2020 um bom sinal, o Jaraguá venceu sua primeira partida logo na estreia ao bater a Anapolina por 2 a 0, no estádio Amintas de Freitas. Após o primeiro jogo em casa, dois jogos fora e duas vitórias. O time alvinegro na segunda rodada desbancou então o Vila Nova, no OBA ao vencer por 1 a 0, gol de Ariel. Clássico regional na terceira rodada, diante do Goianésia, no Valdeir Oliveira, mais um resultado positivo. Vitória por 2 a 0 fora de casa, Deli e Ariel marcaram.

Nove pontos somados em nove disputados, o Jaraguá foi para a última partida enfrentando o Atlético, líder da competição ao lado do Gavião, levando vantagem no saldo de gols. Jogo dos líderes no Amintas de Freitas e o jogo que caminhava para um empate eis que surge Pedro Gabriel aos quarenta e oito minutos e faz o gol da vitória. Quatro jogos, quatro vitórias, 100% na competição e nenhum gol sofrido até aqui.

O próximo desafio já será diante da Aparecidense. No próximo sábado (8), jogando mais uma vez no Amintas de Freitas, às 16 horas, o Jaraguá vai em busca de manter o 100% e ficar a cada rodada sonhando ainda mais com o título da competição. 

Veja Também