Em meio a disputa por direito de transmissão, Atlético reitera contrato com a Globo

O Atlético Goianiense utilizou as redes sociais para reiterar o acordo que possui até 2024 com a Rede Globo - Foto: Paulo Marcos/ACG

Postado em: 22-07-2020 às 18h12
Por: Raphael Bezerra
Imagem Ilustrando a Notícia: Em meio a disputa por direito de transmissão, Atlético reitera contrato com a Globo
O Atlético Goianiense utilizou as redes sociais para reiterar o acordo que possui até 2024 com a Rede Globo - Foto: Paulo Marcos/ACG

Felipe André

A disputa pelo direito de transmissão no futebol brasileiro não ficou concentrada apenas no Campeonato Carioca. A MP 984 publicada em junho e assinada pelo presidente Jair Bolsonaro mudou as regras em relação aos direitos televisivos. Anteriormente para uma emissora passar uma partida, era necessário ter acordo com o mandante e com o visitante, com o novo decreto, que ainda é provisório, só precisa ter acordo com o mandante. Com isso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela da Série A com essa mudança e deixou algumas partidas a cargo do grupo Turner e não do grupo Globo.

O grupo Turner têm acordo assinado até 2024 com as seguintes equipes: Athletico Paranaense, Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos. O grupo Globo têm com: Atlético Goianiense, Atlético Mineiro, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, São Paulo, Sport e Vasco. Apenas o Red Bull Bragantino não tem nenhum acordo firmado.

Continua após a publicidade

Na prática, este modelo inviabilizava as transmissões de partidas entre clubes de grupos diferentes. Se o Palmeiras tem contrato de televisão fechada com a Turner e o Vasco tem com a Globo, o confronto entre ambos não poderia ser transmitido nem pela TNT, nem pelo SporTV. Entretanto, está previsto que a Turner pode transmitir esse jogo, justamente por ter acordo com o Palmeiras, equipe mandante.

O Atlético Goianiense utilizou as redes sociais para reiterar o acordo que possui até 2024 com a Rede Globo. Apesar de assinar o manifesto para que a MP se torne lei, o clube não quis comprar uma briga com a emissora. “O Atlético Clube Goianiense vendeu os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro Série A para @RedeGlobo até 2024. Todos os direitos de transmissão pertencem à emissora e iremos honrar o compromisso com o Grupo Globo, que tem sido nossa grande parceira no futebol!”, disse.

O presidente do Atlético, Adson Batista, “uniu forças” com Rodolfo Landim e defende a ideia de que os clubes brasileiros possuam mais liberdade para assinar os acordos futuros. Entretanto, Adson também se manifestou nas redes sociais sobre o assunto.

“O Atlético Goianiense apoia a Medida Provisória 984/2020, que dá maior  autonomia aos clubes para negociar os direitos de transmissão dos jogos. Porém, respeitamos também os vínculos assinados anteriormente e iremos cumpri-los com total rigor!”, destacou Adson.

Em nota oficial divulgada na manhã desta quarta-feira (22), a Globo afirma que tomará medidas legais para impedir as transmissões de partidas que, segundo seu entendimento, não poderiam ser exibidas pela Turner. A emissora também espera que a Turner não transmita os jogos, apesar da legislação provisória. 

Veja Também