Divisão de Acesso terá apenas quatro equipes e começa em outubro

André Pitta, presidente da FGF, realizou a videoconferência com os representantes das equipes da Divisão de Acesso - Foto: Divulgação/FGF

Postado em: 17-08-2020 às 17h01
Por: Raphael Bezerra
Imagem Ilustrando a Notícia: Divisão de Acesso terá apenas quatro equipes e começa em outubro
André Pitta, presidente da FGF, realizou a videoconferência com os representantes das equipes da Divisão de Acesso - Foto: Divulgação/FGF

Felipe André

Após longa espera, a Federação Goiana de Futebol (FGF) realizou uma nova reunião com as equipes que iriam disputar a Divisão de Acesso e apenas quatro confirmaram a presença no torneio. Conduzido pelo presidente da FGF, André Pitta, apenas Inhumas, Itumbiara, Jataiense e Rio Verde se colocaram a disposição para encarar a competição, enquanto Aparecida, Goiatuba, Morrinhos e Novo Horizonte não irão participar.

Apesar da negativa de participar da Divisão de Acesso neste ano, as quatro equipes não serão penalizadas. Essa postura havia sido decidida por André Pitta na primeira reunião, no início deste mês, um time só será punido, se ele confirmar que disputará e então depois não entrar em campo. Aparecida, Goiatuba, Morrinhos e Novo Horizonte vão permanecer na segunda divisão do futebol goiano na próxima temporada.

Continua após a publicidade

O formato de disputa da competição será o de pontos corridos. As quatro equipes se enfrentam em turno e returno, sendo assim cada clube irá disputar seis partidas. O torneio vai começar no dia 25 de outubro e terá a última rodada realizada no dia 29 de novembro. Essa data porém ainda pode sofrer alteração, já que 29 de novembro está previsto o segundo turno das eleições, o que pode envolver algum dos municípios.

Apesar do desejos das equipes de que não houvesse um rebaixamento, André Pitta foi contra, pois iria ferir o Estatuto do Torcedor. Sendo assim, das quatro equipes, dois clubes vão subir para a primeira divisão, enquanto o último colocado será rebaixado para a terceira divisão.

Os clubes vão seguir a indicação da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e podem fazer até cinco substituições. Cada equipe poderá relacionar até 20 jogadores, sendo que ao menos nove precisam ter até 23 anos. Em caso de atletas testarem positivo para o Covid-19, o time terá que cumprir a tabela e entrar em campo.

Veja Também