Após punições e acidentes, Gasly vence GP de Monza

Gasly venceu pela primeira vez na Fórmula 1 e conquistou a segunda vitória da história da equipe - Foto: Divulgação/F1

Postado em: 06-09-2020 às 13h02
Por: Raphael Bezerra
Imagem Ilustrando a Notícia: Após punições e acidentes, Gasly vence GP de Monza
Gasly venceu pela primeira vez na Fórmula 1 e conquistou a segunda vitória da história da equipe - Foto: Divulgação/F1

Felipe André

Se nas últimas corridas a disputa dentro das pistas acontecia pelo quarto lugar, já que Hamilton, Verstappen e Bottas ficavam com o pódio, o GP de Monza neste domingo (6), na Itália, foi bem diferente. Um erro na largada deixou Valtteri Bottas no meio do pelotão, onde não conseguiu sair, Verstappen teve problemas no carro e abandonou, já Hamilton entrou no box quando não podia, foi punido e terminou em sétimo. A vitória então foi de Pierre Gasly, piloto francês da AlphaTauri.

É a primeira vitória de um francês desde que Olivier Panis ganhou em Mônaco, em 1996, e o primeiro triunfo da equipe AlphaTauri, com esse nome, na categoria. Quando se chamava STR, a única vitória aconteceu justamente em Monza, em 2008, com Sebastian Vettel. Sem as Mercedes, a saída de Verstappen e o baixo rendimento de Albon, uma corrida mais disputada se formou. 

Continua após a publicidade

O ponto de virada aconteceu quando Magnussen, da Haas, teve um problema no carro e abandonou a prova. Com os boxes fechados, Lewis Hamilton (Mercedes) e Giovinazzi (Alfa Romeo), entraram e trocaram os pneus. Ambos receberam uma punição de ir para os boxes, ficaram parados por 10 segundos e só depois poderiam retornar a pista. Com isso, Gasly que havia feito a parada antes do Safety Car entrar, assumiu a ponta e segurou Carlos Sainz até o fim da prova. Lance Stroll, da Racing Point completou o pódio.

Lando Norris (McLaren), Bottas (Mercedes), Ricciardo (Renault), Hamilton (Mercedes), Ocon (Renault), Kvyat (AlphaTauri) e Perez (Racing Point), completaram a zona de pontuação. Vettel, da Ferrari, teve um problema no freio e parou nas primeiras voltas. Leclerc que havia sido beneficiado com a entrada do Safety Car e estava em quarto, errou e sofreu um acidente feio, ao acertar o muro de proteção, gerando bandeira vermelha. O piloto monegasco não sofreu lesões.

Veja Também