Rap e funk se unem para defender e impulsionar as duas cenas do momento

Haikass se junta a Kayblack para o single ‘Big Boss’

Postado em: 26-06-2021 às 09h43
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Rap e funk se unem para defender e impulsionar as duas cenas do momento
Haikass se junta a Kayblack para o single ‘Big Boss’ | Foto: Divulgação

O rap passa por um momento divisor de águas, promovendo misturas de gêneros, transformações no padrão e ampliando o seu alcance para uma parcela da sociedade que não vivia a cultura. Reflexo desse novo horizonte são as parcerias feitas pelos artistas de rap com os cantores de funk. Pensando em fortalecer essa cena o grupo Haikass juntou-se com o Kayblack na faixa inédita ‘Big Boss’. A track chegou nesta sexta-feira (25) em todas as plataformas de áudio pela Som Livre e também com vídeo no canal do grupo no YouTube.

“Tem gente que fala que o rap é porta de entrada pro crime / o que seria da minha vida? / não é porta de entrada, não / é a porta de saída”. É com esses versos, na primeira estrofe da faixa ‘Big Boss’, que Pedro Qualy deixa claro a mensagem da música. O lançamento do novo single do Haikaiss, grupo que além de Qualy conta também com Spinardi, Spvic e DJ Cidy, é uma crítica contundente à associação que se costuma fazer do rap com o mundo do crime. Para trazer ainda mais força ao discurso, a track conta com a participação especial de KayBlack.

Com lírica pesada, flow avançado e um beat bem definido, a nova faixa é um boomtrap bastante característico do estilo da banda, agregando ainda uma sonoridade do funk na participação de KayBlack, tanto nos beats quanto na interpretação vocal do artista convidado. O refrão é bastante marcado e sonoro, com um jogo de palavras que tem tudo para conquistar os fãs do gênero de música urbana, com trechos como “Big Boss tipo tique / Vende RATATATÁ / Big Boss life sick / Big Boss tipo tique / Vende RATATATÁ / Big Boss life sick”.

Continua após a publicidade

A produção audiovisual, por sua vez, teve a rua como cenário em uma atmosfera street style, na qual os rappers aparecem rimando entre elementos característicos do universo do gênero musical, como muscle cars, motos e latas de lixo em chamas. KayBlack trouxe para o trabalho atitude e rimas ágeis. Com apenas 20 anos, o artista, que começou a compor aos doze, estourou como cantor em 2020, ao lançar o hit ‘Jacaré Que Dorme’, e atualmente é conhecido por misturar de forma irreverente o funk e trap, conquistando o público de ambos os gêneros.

‘Big Boss’ é o terceiro lançamento do Haikaiss em 2021, sucedendo o clipe da faixa ‘Salva Vidas’ e o single ‘No Toque da Meca’, faixa que contou com a participação do também rapper Kawe. Antes disso, em setembro de 2020, o grupo lançou o clipe de ‘Supersticiosa’, música que trouxe ainda um feat com o cantor Ferrugem e cuja produção audiovisual já acumula quase de 2,5 milhões de views no YouTube. O grupo segue com o título de representantes do rap nacional e têm conseguido desempenhar o papel.

Representantes do rap nacional

Fundado em 2006 em São Paulo, o Haikaiss é composto por Spvic, Spinardi, Qualy e DJ Sleep e é considerado um dos maiores grupos de rap do Brasil. Com 15 anos de carreira, possuem cinco álbuns produzidos pela própria gravadora Ésseponto Records: ‘Incognito Orchestra’ (2010), ‘Perfil’ (2011), ‘Cortesia da Casa, Vol 2’ (2012), ‘Fotografia de um Instante, Vol 1 & 2’ (2014) e ‘Teto Baixo’ (2017). No Spotify são mais de 1,6 milhões de ouvintes mensais e no YouTube mais de 620 milhões de visualizações.

O single ‘RAP LORD’, do álbum ‘Teto Baixo’ (2017), com participação de Jonas Bento, é uma das faixas de maior sucesso do grupo. Logo após o lançamento, figurou entre as mais tocadas dos streamings de música do país, virou trilha sonora do game internacional Need for Speed: Payback e acumula mais de 165 milhões de visualizações no YouTube. No mesmo ano, o grupo se apresentou em grandes festivais de música, como o Planeta Atlântida, Lollapalooza Brasil e João Rock, representando a força do rap nacional.

Em 2018, o Haikaiss fez uma parceria na música ‘Pouca Pausa’, da cantora Clau, que contou também com o grupo Cortesia da Casa, entrando para o TOP 10 do Spotify e recebendo disco de platina triplo pelo ótimo desempenho em suas execuções. Ainda no mesmo ano, lançaram o single ‘Pimenta’ em parceria com Cortesia da Casa e Rincon Sapiência. Entre outras parcerias estão Projota, Oriente, Start, Cartel MC’s, Haitam, Cynthia Luz e MC Lan. Não atoa, eles são conhecidos por serem bastantes receptivos com feats.

Em 2019, o grupo fez sua primeira turnê internacional passando por Barcelona (Espanha), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra) e Dublin (Irlanda), assinou com a Som Livre e se apresentou pela primeira vez no Rock in Rio. Em 2020 o grupo lançou seu sexto álbum da carreira, ‘Aquário’, com 15 faixas e participações especiais de Kant, Projota, Vitão, Ferrugem e MC Pedrinho. Já em 2021 o grupo inicia um novo ciclo com o lançamento dos clipes de ‘No Toque da Meca’ em parceria inédita com o rapper Kawe, e ‘Big Boss’.

Veja Também