Legado de Chico Xavier é lembrado em obras literárias e filmes

Nelson Xavier impressionou a crítica no filme ‘Chico Xavier’ e ele disse certa vez que foi tocado pelo médium enquanto o interpretava

Postado em: 30-06-2021 às 09h01
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Legado de Chico Xavier é lembrado em obras literárias e filmes
Nelson Xavier impressionou a crítica no filme ‘Chico Xavier’ e ele disse certa vez que foi tocado pelo médium enquanto o interpretava | Foto: Reprodução

“Nem sempre terás o que desejas, mas enquanto estiveres ajudando aos outros encontrarás os recursos de que precisas”, era baseado nessa filosofia que o espirita Chico Xavier baseava sua vida. Médium, filantropo e um dos mais importantes expoentes do Espiritismo deixou órfão seus seguidores neste mesmo dia, em 2002. Com grande influência na cultura nacional, Chico se destaca por ter deixado um legado de mais de 400 livros e mais de cinco filmes baseados em suas histórias marcantes.

Batizado Francisco Cândido Xavier, uma das personalidades mais exaltadas no Brasil, Chico Xavier deu início, com apenas 17 anos, quando psicografou pela primeira vez, a atividade que exerceria pelo resto da vida e que atrairia a atenção de todos, não importasse qual fosse a religião. Órfão de mãe ainda muito novo, ele passou a viver com a madrinha, que o mal tratava. Ainda criança teria ouvido vozes de anjos enviados pela progenitora para lhe proteger. Embora não soubesse muito sobre mediunidade ou espiritismo, o pequeno abraçou o privilégio.

Chico começou ganhando atenção por onde morava, em cidades pequenas de Minas Gerais. Anos mais tarde, teve o primeiro contato com Emmanuel, seu mentor espiritual que o acompanhava por onde quer que fosse. Durantes os seus 92 anos de vida, ele cativou pessoas e fez o bem por onde passou. Mas além do que se refere a religião, o médium é responsável por grande parte da literatura nacional e arrastou milhões de pessoas para os cinemas com filmes sobre seus livros ou sobre sua história de vida.

Continua após a publicidade

Legado literário

Inúmeras frases de Chico Xavier estão presentes no nosso cotidiano, mesmo sem notarmos. Chico não teve uma vida muito fácil, pois viveu em um lar católico e com costumes muito diferentes dos que acreditava. Acreditando ser aconselhado pelo espírito de sua falecida mãe, Chico Xavier começou a conhecer as obras de Allan Kardec, precursor do Espiritismo, dando início às suas obras literárias e religiosas. Ele psicografou mais de 450 livros e vendeu mais de 50 milhões de exemplares.

Um de seus livros mais famosos é o ‘Nosso Lar’, que retrata a história de André Luiz, um médico que desperta após a sua morte em um lugar cercado por uma escuridão, um deserto sem fim e muitos seres gritando das sombras de onde vivem. Depois disso, ele é levado para a cidade de Nosso Lar, onde tem acesso a novos conhecimentos e lições e aprende como é a vida em outra dimensão. Mas antes de chegar nesse lugar tão tranquilo, o médico precisa passar por uma espécie de purgatório. Chico Xavier descreve tudo pelo o que André passou nesses dois lugares.

Já o ‘Ação e Reação’ fala sobre a consequência dos nossos atos. Este é dividido em 20 capítulos, os quais narram a permanência também do mesmo médico André Luiz e seu companheiro Hilário na famosa Mansão da Paz, dirigida pelo bondoso Instrutor Druso. Nessa mansão, André e seu companheiro têm a oportunidade de analisar de perto a surpreendente questão da ação e reação por meio de exemplos vivos. Depois disso, o livro apresenta diversos fatos sobre esse lugar que podem lhe surpreender.

Legado cinematográfico

Baseado em um de seus best-sellers, o filme ‘Nosso Lar’ liderou as bilheterias de cinema do Brasil quando lançado. Dirigido por Wagner de Assis e feito com R$ 20 milhões, o filme narra a morte do médico André Luiz e a chegada de seu espírito a uma colônia, em cenários repletos de efeitos especiais. A trilha sonora é de Philip Glass. O drama tem Renato Prieto, Othon Bastos, Rosanne Mulholland, Fernando Alves Pinto e Inez Viana no elenco. Hoje ele pode ser assistido na Amazon Prime.

Outro sucesso nas telas de cinema é o filme ‘Chico Xavier’, dirigido por Daniel Filho e feito com R$ 12 milhões. A produção estreou em 2 de abril de 2010, aniversário do centenário de nascimento do médium, e foi visto por mais de 590 mil pessoas em três dias. Segundo o FilmeB, que reúne dados das distribuidoras no país, o filme é o brasileiro mais visto de 2010. Com Paulo Goulart, Nelson Xavier e Giulia Gam no elenco, o enredo traz a público a trajetória do médium. Ainda hoje, este pode ser visto no Globoplay. Mesmo após a sua morte, os livros e filmes de Chico Xavier fazem um enorme sucesso. Os direitos autorais foram cedidos de maneira gratuita a todas as editoras e entidades espíritas. Além de suas obras, o autor psicografou diversas cartas de entes queridos mortos para as suas famílias. Por isso ele ainda permeia o imaginário dos brasileiros e carrega o título de uma das personalidades mais bondosas que o país já viu. Para quem se interessa em buscar por suas obras, é possível encontrá-las em livrarias e plataformas de streamings.

Veja Também