Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cresce a procura por aparelhos dentários mais discretos e funcionais

Odontólogo Cassiano Medeiros é especialista em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares

Postado em: 13-07-2021 às 09h32
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Cresce a procura por aparelhos dentários mais discretos e funcionais
Odontólogo Cassiano Medeiros é especialista em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares | Foto: Reprodução

A correção ortodôntica, ou correção dos dentes, que diz respeito ao seu alinhamento correto, faz parte da vida do ser humano há anos. No entanto, por muito tempo esteve atrelada ao uso do chamado aparelho fixo e o tão temido sorriso metálico. Essa realidade vem mudando e hoje novos recursos têm garantido que o tratamento possa ser feito sem qualquer comprometimento estético.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), o Brasil é o segundo país que mais realiza mudanças odontológicas em todo o mundo. Somente entre 2015 e 2019, a procura por procedimentos estéticos na área triplicou, o que levou o setor a oferecer serviços mais completos e inovadores. 

Tais recursos têm, inclusive, estimulado a busca por adultos acima de 30 anos, que procuravam pela alternativa com menos frequência no comparativo com anos atrás. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 1 milhão de adultos aderiram aos aparelhos para correção do alinhamento dos dentes. De acordo com pesquisa da Associação Paulista de Ortodontia, cerca de 40% a 50% dos pacientes que usam aparelhos, atualmente no Brasil, têm idade superior a 30 anos, o que representa aumento de 40% de novos aparelhos ortodônticos na última década. 

Continua após a publicidade

Alinhadores invisíveis

O publicitário Luis Fernando Pagliaro, de 35 anos, fez uso do chamado alinhador invisível para corrigir o sorriso. “Optei por ele porque achei mais higiênico e prático, além de permitir visualizar qual é o resultado almejado. A questão estética pesou, mas um pouco menos do que o fato de poder retirar o aparelho para comer o que quisesse e não ter maiores problemas com alimentos prendendo”, afirma.

Feitos de um derivado do plástico transparente e maleável, os alinhadores invisíveis ganharam muita evidência ao longo dos últimos anos, de acordo com o odontólogo Cassiano Medeiros, especialista em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares, do Crool Centro Odontológico. “Dos últimos cinco anos para cá, temos conseguido solucionar as más oclusões dentárias com o uso dos alinhares, com eficácia e muito mais conforto para o paciente, tanto do ponto de vista prático quanto para a questão estética”, afirma o Dr. Cassiano. 

Ainda segundo o especialista, os aparelhos invisíveis garantem mais previsibilidade de tempo ao tratamento, resultados mais rápidos e maior comodidade para o paciente. “Com ele, é possível corrigir o sorriso, modificar a oclusão, acertar a mordida, e tudo isso sem alterar a forma de viver do paciente, que poderá retirar o alinhador para higienizar e se alimentar. Casos mais complexos podem requerer a utilização de outros recursos, mas a avaliação é que vai dar esse diagnóstico correto, afinal, cada caso é um caso”, complementa.

Em entrevista ao Essência, Medeiros conta que o tratamento é realizado de forma personalizada, respeitando a individualidade de cada um. “Isso nos dá muita tranquilidade com relação a previsibilidade de tempo de tratamento e para saber quantos alinhadores nós iremos utilizar. Fazemos uma simulação do tratamento, antes de começar a paciente já visualiza quais serão os seus resultados e conseguimos cumprir essa programação a risca”, conta.

Para aqueles interessados em adotar o uso dos alinhadores invisíveis, Cassiano conta que os cuidados são muito tranquilos sem muita particularidade. “Evitar comer com os alinhadores, evitar ingerir líquidos muito quentes com os alinhadores para não deforma-los. É melhorar a estética, sem melhorar o jeito de viver isso nos faz crer que é uma ótima opção de tratamento”, finaliza.  (Especial para O Hoje)

Veja Também