Inspirado em Emicida, rapper vence batalha de MC’s promovida pela Red Bull

Com apenas 18 anos, o mais jovem participante retorna a Salvador com o título nacional do ‘Red Bull FrancaMente’

Postado em: 21-07-2021 às 08h34
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Inspirado em Emicida, rapper vence batalha de MC’s promovida pela Red Bull
Com apenas 18 anos, o mais jovem participante retorna a Salvador com o título nacional do ‘Red Bull FrancaMente’ | Foto: Reprodução

Quando era criança, Ian Lisboa, 18 anos, sentia que ‘a batida’ dos Racionais MCs “falava com ele”. Aos nove anos, depois de tanto ouvir, ele começou a fazer as próprias rimas, e, aos 11, ficou impactado ao ver uma batalha de rap de Emicida. Na noite do último domingo (19), Bl4ck, como é conhecido na cena musical, saiu campeão do ‘Red Bull Francamente’, o maior evento de rap do mundo.

No Brasil, o rap apareceu no final da década de 1970. Mas, a sua grande fase aconteceu entre 1990 e início dos anos 2000. Esse estilo musical ganhava força na periferia com as suas letras que retratavam a realidade e as dificuldades do dia a dia da favela. Alguns grupos e artistas que surgiram naquela época são referências até hoje, como os Racionais, Rzo, Sabotage, entre outros. E dando seguimento a cultura, eventos como o ‘Red Bull Francamente’ são portas de entrada para vozes ainda pouco conhecidas.

“O primeiro passo para se sentir um vencedor é ressignificar o conceito de vitória na vida. Somos muito apegados a ideia do sucesso ser relacionado apenas a um título na mão ou uma medalha, mas eu acho que já somos vencedores. Estou me sentindo bem, e pretendo aproveitar essa conquista para abraçar as oportunidades que surgirão a partir do presente, e construir algo que seja sólido.”, conta o campeão.

Continua após a publicidade

Figura presente na cena de batalhas, aos treze anos foi o mais novo da história a participar do Duelo Nacional de MCs e, desde então, acredita que o rap serve como forma de protesto e expressão de revolta, mas também utiliza a modalidade para recitar a vida poeticamente, de forma que transmute todas as dores e pensamentos obscuros em poesia.

A batalha de rimas ocorreu num estúdio em São Paulo e foi transmitido online. Bl4ck disputou a final com outro baiano, Yoga MC. Os dois disputaram em três rounds o primeiro lugar da competição, mas os três jurados – Clara Lima, Max B.O. e Slim – sagraramm Bl4ck campeão por unanimidade.

Baiano, Bl4ck também reforça a representatividade de seu Estado. “A Bahia na final é um vitória como todo, não é vitória individual. Estar com o Yoga no final era como já ser o vencedor. Foi mais uma representatividade para a Bahia”, falou, depois da vitória no evento, que durou três horas e meia. Outro baiano, Ruto MC, também participou do evento, mas foi parado nas oitavas de final por Kaemynem, única MC mulher que participou do evento.

Legado da competição

Para Bl4ck, toda arte começa como um desabafo. E o desabafo dele sempre apareceu forma de palavras sobrepostas a beats. “Desejo impactar nos próximos anos libertando: pretendo libertar pessoas através da arte e sensibilizar a humanidade, a gente precisa sensibilizar”.

Slim Rimografia, um dos jurados do evento ressalta que a competição foi incrível e contou com batalhas de muito alto nível. “Houve artistas que ficaram nervosos e não conseguiram entregar o que esperavam, e outros que estavam nervosos, mas na hora conseguiram se manter calmos e desenvolver suas ideias. Isso é batalha: estar preparado e conseguir entregar o melhor. O que vimos hoje foi maravilhoso, estou muito feliz de fazer parte e conseguir ajudar a selecionar um MC deste nível que tivemos hoje como campeão”.

A primeira e única edição brasileira do ‘FrancaMente’ havia acontecido em 2018, mas o evento já existe na América Latina há 15 anos, denominado Batalla. A competição, que já reuniu um público de mais de 14 mil pessoas, foi adaptada a um formato digital, sem público presente. Segundo Rimografia: “A mudança de formato, para algo mais digitalizado e sem público, também trouxe técnicas diferentes para os MCs, e até favoreceu alguns”. Em sua segunda edição no Brasil e em parceria com a TuneCore, distribuidora oficial de músicas do torneio, o evento conectou mais de 300 MCs de todo o País e reuniu representantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador na final nacional. (Especial para O Hoje)

Veja Também