O 5º Prêmio ABRA de Roteiro abre inscrições para novas categorias

Foi criado o inédito Prêmio Paulo Gustavo, em homenagem ao ator, roteirista e comediante

Postado em: 24-07-2021 às 10h28
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: O 5º Prêmio ABRA de Roteiro abre inscrições para novas categorias
Foi criado o inédito Prêmio Paulo Gustavo, em homenagem ao ator, roteirista e comediante | Foto: Reprodução

O ano de 2020 passou o de 2021 está na metade, mas ambos deixaram marcas que ainda permeiam a memória dos brasileiros. O fato que emocionou o Brasil recentemente foi a partida precoce do humorista Paulo Gustavo. Sua obra e sua vida impactaram o cenário de dramaturgia de tal forma que o 5º Prêmio ABRA de Roteiro criou um prêmio inédito em homenagem ao artista. Com uma live de lançamento do evento, os organizadores anunciaram que as inscrições estão abertas até às 23h59 do dia 8 de agosto de 2021. 

O Prêmio ABRA de Roteiro, surgiu em 2016, com a finalidade de valorizar os autores-roteiristas e ressaltar a importância do roteiro na cadeia de produção da indústria audiovisual nacional. Os premiados são escolhidos pelos próprios membros da associação, em dois turnos de votação. A quinta edição do prêmio traz quatro novas categorias para a premiação, são elas: ‘Prêmio da Crítica – Melhor Roteiro 2020’, ‘Troféu Abraço – em Excelência de Roteiro’, ‘Prêmio Paulo Gustavo’ e ‘Telenovela do Século XXI’.

Desde o ano passado, a pandemia impactou o volume de telenovelas lançadas. Tal efeito, levou a comissão a criar um prêmio para destacá-las. Dessa forma, todas as obras exibidas entre 2000 e 2019 irão concorrer no primeiro turno da votação, no entanto, as cinco obras mais votadas serão finalistas da categoria de ‘Melhor Roteiro de Telenovela do Século XXI’.  A escolha da obra que levará o ‘Melhor Roteiro para o Prêmio da Crítica’ será concedida por um júri composto por críticos, colunistas, jornalistas e outros especialistas em cinema, TV e entretenimento.

Continua após a publicidade

Já o ‘Troféu Abraço – Excelência em Roteiro’ foi criado para exaltar a nova geração de roteiristas profissionais que se destacaram em 2020, não somente pelas obras lançadas, mas sobretudo por valorizar a originalidade, a inovação e a diversidade de suas obras no mercado audiovisual nacional. A grande homenagem desta edição fica por conta das obras indicadas à categoria ‘Melhor Roteiro de Longa-metragem de Comédia’ que este ano concorrerão ao inédito Prêmio Paulo Gustavo, uma forma significativa de homenageá-lo.

Podem ser inscritas obras televisivas seriadas, cinematográficas, produzidas e exibidas por canais de streaming com curadoria profissional, estreadas em todo o país, no formato virtual ou drive-in, no período de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2020, desde que os roteiros sejam de autoria ou coautoria de roteiristas brasileiros. São aceitos os formatos: filmes de longa-metragem de ficção e de comédia, com duração mínima de 70 minutos, e filmes de longa-metragem de documentário, com duração mínima de 52 minutos; séries de ficção, documentários, realities, esquetes e variedades. Filmes em formato curta-metragem não podem ser inscritos. Nessa categoria, a comissão organizadora do prêmio faz a curadoria e vai escolher os finalistas ao Prêmio ABRA entre os curtas brasileiros mais premiados nos festivais nacionais do ano de 2020. Para consultar o regulamento basta acessar o site www.premioabra.art.br. Assim, a iniciativa pretende valorizar e colocar luz à todos os profissionais brasileiros que contribuem para que o que se vê nas telas possa chegar ao público da melhor forma possível.

Veja Também