Principal atração para os goianos no mês de julho, temporada do Araguaia fica restrita

Os goianos amam explorar o Rio Araguaia, mas faz dois anos que a temporada está diferente

Postado em: 26-07-2021 às 10h44
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Principal atração para os goianos no mês de julho, temporada do Araguaia fica restrita
Os goianos amam explorar o Rio Araguaia, mas faz dois anos que a temporada está diferente | Foto: Reprodução

Para os goianos, o mês de julho é sinônimo de temporada no Rio Araguaia, com muito sol, acampamentos e pescaria. O Rio Araguaia é um dos patrimônios ambientais mais importantes do País. E, apesar de passar por outros estados como Mato Grosso, Tocantins e Pará, é em Goiás que ele nasce, na Serra do Caiapó, cidade de Mineiros, a 544 km de Goiânia. Infelizmente, pelo segundo ano consecutivo, as atividades que são disponibilizadas a beira das águas mais amadas do estado de Goiás, foram canceladas. 

A tradicional temporada do Rio Araguaia foi cancelada para evitar o avanço da pandemia de Covid-19. A medida, do Governo de Goiás, proíbe a realização de todas as atividades de lazer e turismo que causem aglomeração de pessoas na região do rio e seus afluentes. Mas após uma reunião com prefeitos, Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), representantes de entidades empresariais e de trabalhadores da pesca e do turismo, o governador Ronaldo Caiado decidiu flexibilizar o e liberar a pesca esportiva na região.

O Araguaia é um dos principais rios da região Centro-Oeste. Um dos rios que mais têm peixes no Brasil, o ele é comparável ao Pantanal, tanto em volume quanto em variedade de espécies. Além de patrimônio, o rio é muito importante para a economia dos estados pelos quais passa. Em Goiás, algumas cidades investem para receber turistas na Temporada do Araguaia. Festas e acampamentos não são possíveis, mas para quem gosta de uma boa pescaria e descanso, o Essência dá dicas do que ainda pode ser aproveitado as margens do rio. 

Continua após a publicidade

Aragarças

Aragarças está localizada a 420 km de Goiânia e faz divisa com Barra do Garças, as duas cidades possuem um manancial de águas termais. Para quem curte o turismo religioso, Aragarças também possui diversas manifestações religiosas e culturais. Este fato, deve-se da cidade ter origem católica. Outro ponto que vale a pena conhecer é a pousada Thermas Água Santa, mais afastada da cidade. Além disso, o espaço conta com piscinas de águas naturalmente aquecidas, estrutura para pesca esportiva, praia e bar próprio.

Aruanã

Aruanã é uma das cidades goianas banhadas pelo Araguaia que mais recebe turistas, cerca de 300 mil por ano. A cidade também é um polo para o turismo de pesca, de esportes aquáticos e dispõe de uma grande infraestrutura para receber bem seus turistas. O turismo de pesca esportiva, de aventura e ecológico são algumas das boas opções para você conhecer o município, incluindo o turismo étnico, devido à presença indígena Karajá na aldeia Buridina. O artesanato local se destaca por possuir uma variedade de matérias primas.

Luiz Alves

Neste distrito de São Miguel do Araguaia é possível fazer turismo de pesca. A estrutura local conta com hospedagem voltada para pescadores e barcos-hotéis que fazem roteiros mais longos até o vizinho Tocantins. Para quem não vai para pescar, a região conta com a impactante Área de Proteção Ambiental Meandros do Araguaia, onde é possível fazer passeios de barcos para observação de animais como botos, cervos-do-pantanal, iguanas, jacarés e, com sorte, felinos como jaguatirica e onça-preta.

Baliza

Localizada a 418 km de Goiânia, Baliza é uma região pouco explorada, mas que conta com verdadeiros paraísos naturais. Cânions, cachoeiras, corredeiras, construções históricas fazem parte desse cenário. Na cidade vale a pena passar pela Capela Bom Jesus da Lapa e pela Igreja Matriz São Sebastião. Para os mais radicais, é de praxe conhecer a Cachoeiras do Encantado, do Paraguassú, Corrego das Perdizes e as piscinas naturais do Rio Araguaia. Por fim, os cânions, que são formações rochosas de 6 a 50m que percorrem o caminho estreito do rio.

Veja Também