Fim das férias leva turistas para o Rio Quente, que amplia programação

O Parque das Fontes, coração do Rio Quente Resorts, é formado por piscinas, duchas, saunas e ofurôs de águas quentes, correntes e naturais de 37,5°C

Postado em: 03-08-2021 às 09h26
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Fim das férias leva turistas para o Rio Quente, que amplia programação
O Parque das Fontes, coração do Rio Quente Resorts, é formado por piscinas, duchas, saunas e ofurôs de águas quentes, correntes e naturais de 37,5°C | Foto: Reprodução

Final de férias é sempre motivo de desgosto, mas o começo de agosto pode ser uma ótima oportunidade de aproveitar um fim de semana sem muita badalação. Muitos turistas deixam para curtir suas viagens na primeira semana de agosto, isso porque as cidades esvaziam e atualmente a regra básica é evitar aglomerações. Um destino que enche os olhos dos goianos é o Rio Quente. Com incríveis riquezas naturais, o pequeno município está a 178 km de Goiânia e oferece o maior complexo de águas quentes naturais do planeta.

Vizinha da famosa Caldas Novas, a cidade de Rio Quente conta com um pouco mais de 4,3 mil habitantes e clima de interior, com ruas e praças tranquilas. No entanto, o município recebe mais de 1,3 milhão de turistas por ano, figurando entre os polos turísticos mais importantes do Brasil. O segredo do sucesso é o maior rio de águas quentes do mundo, que corta a cidade com temperatura média de 38°C. A cidade pertenceu a Caldas Novas até 1988 e hoje integra a Região das Águas Quentes, rodeada pela bela vegetação e fauna do cerrado.

As águas quentes, descoberta em 1722 por Bartolomeu Bueno Filho, conquistaram não só os goianos, mas turistas de todas as partes do Brasil. O destino tornou-se opção para quem preza por passeios familiares e com controle sanitário. Devido a pandemia, a cidade recebe apenas 30% de sua capacidade para garantir mais segurança aos seus visitantes. O espaço oferece desde parque, praias artificiais e piscinas naturais a eventos nos hotéis. Isso garante que todas as idades sejam atendidas com atividades diversificadas.

Continua após a publicidade

E nos meses de agosto e setembro, eles ainda proporcionam para hóspedes o ‘Remexa Esporte e Dança’. A iniciativa traz uma programação especial com atividades espalhadas em ambos resorts com esportes olímpicos, o Festival Ginga, atividades circenses, coreografias exclusivas, e presenças importantes como a dos tenistas Fernando Meligeni, um dos 10 maiores tenistas brasileiros, e Thalita Rodrigues, atleta PCD com mais de 50 troféus nacionais e internacionais, e do dançarino e coreógrafo Daniel Saboya.

Dos tobogãs à natureza

O município está em posição geográfica privilegiada, próximo de Goiânia, Brasília, Uberlândia, Uberaba, São Paulo e do interior paulista, isso faz com que seja polo turístico. Sua fonte de recursos está no complexo turístico do Rio Quente que está localizado no bairro Esplanada e o Hot Park, que é um dos maiores parques aquáticos do Brasil. Mas suas atrações vão além, a cidade conta também com o Parque das Fontes e o Parque Estadual da Serra. Ou seja, não vai faltar atração para quem quiser visitar as águas quentes.

O Rio Quente Resorts é um complexo de sete hotéis com piscinas e fontes de águas naturalmente aquecidas, rios cristalinos e até praias formam um enorme circuito de belezas naturais em pleno cerrado. Ele possui 18 nascentes que formam o famoso Parque das Fontes, com funcionamento de 24h por dia, 7 dias por semana. Além disso, os hóspedes têm acesso liberado a um dos melhores parques aquáticos da América Latina, o HotPark, e ao recém-inaugurado EkoAventura Park.

O Parque das Fontes, coração do Rio Quente Resorts, está situado a 630 metros de altitude. É formado por piscinas, duchas, saunas e ofurôs de águas quentes, correntes e naturais de 37,5°C. Lá ficam a maior parte das fontes que abastecem todo o complexo, com vazão de 5,2 milhões de litros de água por hora, o que permite que toda a água do espaço seja renovada a cada 20 minutos. As piscinas contam com estruturas de apoio aos turistas com bares, onde você pode relaxar tomando drinks e comendo boa comida.

Já o Parque Estadual da Serra está localizado entre as cidades de Rio Quente e Caldas Novas. Ele foi criado em 1970 para proteger as áreas de abastecimento das águas termais e é considerado vitrine do Cerrado. No parque, é possível fazer caminhadas com guia, uma de suas principais trilhas, a Trilha da Cascatinha termina em uma bela queda-d’água com piscina natural. Já a Trilha do Paredão termina em uma cascata protegida por um paredão de pedra. No fim de cada trilha, é possível tomar banho nas cachoeiras. E por fim, a tração mais conhecida da região, o Hot Park. Inaugurado em 1997, o parque aquático conta com diversas atrações radicais, outras para relaxar, tudo em meio à natureza. Entre os brinquedos estão o Xpirado, o Half Pipe, Mega Tirolesa e a Praia do Cerrado, com ondas e rês mil metros cúbicos de areia. É a maior praia artificial de águas quentes do mundo e ele ainda oferece atividades como rafting, quadriciclo no Eko Aventura Park, Passeio de Caiaque, Praia do Cerrado, Eco Pesca, Birdland, o viveiro de pássaros, Lazy River, Quadras de areia e o mergulho.

Veja Também